Correio Central
Voltar Notícia publicada em 30/06/2020

A tecnologia em benefício da saúde

Avanços tecnológicos podem ser constantes auxílios à profissionais e aos pacientes.

 

Descobertas de novos equipamentos e processos podem ser soluções agradáveis para enfrentar problemas, doenças, e até mesmo contribuir em questão de facilidade para o dia-a-dia da população.

 

Quais os principais benefícios recentes da tecnologia aplicados à saúde?

Há uma variedade de inovações que podem ser destacadas na área da saúde e que causam grande impacto na vida da população. Enquadrando-se de modo geral, podemos observar alguns avanços muito significativos nesse quesito:

 

  1. Telemedicina: O atendimento aos pacientes por meio de videochamada ou videoconferência é uma vantagem que a tecnologia proporcionou à saúde. Principalmente em tempos de pandemia, na necessidade de manter-se em casa, mesmo com os avanços dos estudos na luta ao Coronavírus, é possível continuar cuidando da saúde com profissionais especializados e preparados para esse tipo de atendimento remoto.

 

  1. Mapeamento genético: Com base em reconhecimento de genes, é possível traçar quais são as dificuldades que determinado indivíduo poderá enfrentar na questão de saúde ao analisar sua genética. Desta forma, diversos tratamentos preventivos são indicados, assim como bons hábitos que devem ser mantidos no cotidiano e podem contribuir para evitar inúmeras situações.

 

  1. Cirurgias robóticas: Cirurgias podem ser aplicadas de modo remoto devido aos robôs criados pela ciência. Esta tecnologia pode ser aplicada tanto como equipamento para preparação dos profissionais, como formato de repassar os procedimentos a serem efetuados antes da cirurgia. As cirurgias robóticas são comandadas por profissionais de suas designadas áreas, transmitindo confiabilidade.

 

  1. Base em seus genes: A genética é utilizada com o reconhecimento do DNA e perfil de cada indivíduo para diferentes aplicações, desde a montagem de dietas, até a formação de famílias proporcionadas por combinações e análises profundas de especialistas. Um dos casos de uso dos genes é para a montagem de dietas, analisando doenças, alergias, vitaminas necessárias, riscos para a montagem de um plano alimentar ideal, enfim, montá-la de acordo com as características pessoais de cada indivíduo.

 

  1. Wearables: Esse tipo de tecnologia é basicamente uma vestimenta repleta de tecnologia instalada em todas as partes. Por meio destas roupas inovadoras, é possível acompanhar os sinais vitais de pacientes, assim como qualidade de sono e identificar problemas cardiovasculares, por exemplo.

 

  1. Inteligência artificial: A tecnologia de inteligência artificial age como um gigante banco de dados que pode ser consultado em apenas alguns segundos, encontrando as respostas necessárias. Normalmente são baseados em grandes computadores repletos de informações que podem ser consultadas de maneira breve e podem auxiliar em procedimentos, tratamentos e diferentes ações tomadas na área da saúde. 

 

  1. Business intelligence: Como o próprio nome diz, refere-se à inteligência de mercado. Também constrói uma base de dados e armazena informações relevantes que podem ser utilizadas na área da saúde. O intuito desse sistema é fornecer quais os próximos passos que devem ser tomados pelos profissionais, indicando as ações que devem ser colocadas em prática de acordo com os dados coletados anteriormente.


O maior benefício é pensar que a tecnologia está em constante desenvolvimento. Dia após dia é possível encontrar novos métodos, procedimentos e curas que podem ser aplicados para a saúde dos pacientes. É possível mudar, melhorar, e salvar vidas.

Sempre estaremos suscetíveis à novas tecnologias, à novas mudanças, à incríveis soluções na área da saúde.

 

Fonte: www.correiocentral.com.br

Leia Também