Correio Central
Voltar Notícia publicada em 15/06/2020

Entenda porque a vitamina D é fundamental à sua saúde

O ideal é pegar de 15 a 20 minutos de sol, entre 10h e 15h, sem filtro solar.

vitamina D é um hormônio esteróide de fundamental importância à saúde. Entre as diversas funções no organismo, ele mantém os níveis normais de cálcio e fósforo, necessários para a mineralização dos ossos, contração dos músculos, condução nervosa e função celular geral.

Seu aporte acontece de duas formas:

Alimentação
Invista no consumo de peixes gordos, como sardinha e salmão (de preferência o selvagem, já que o criado em cativeiro apresenta apenas 10% a 25% do conteúdo de vitamina encontrado no comum), gema de ovo, óleo de fígado de bacalhau, fígado e outras vísceras.

Exposição à luz solar


O ideal é pegar de 15 a 20 minutos de sol, entre 10h e 15h, sem filtro solar.

Absorção

Após absorvida pelo organismo e sintetizada na pele, a vitamina D é ativada em duas etapas de hidroxilação; a primeira no fígado, e a segunda nos rins.

Em exames laboratoriais, é possível detectar a quantidade presente no plasma sanguíneo, o melhor indicador do estado nutricional em relação à esta vitamina. Assim, relaciona-se a fonte alimentar e sua síntese endógena.

Quando as concentrações são inferiores a 20ng/ml, considera-se que há uma deficiência desse hormônio.

A ingestão total e diária ou a suplementação (quando necessária) deve ser orientada pelo médico ou nutricionista. Vale lembrar que é crucial que se faça o uso junto à refeição com fonte de gordura, já que se trata de uma vitamina lipossolúvel.

Por Sabrina Mundim

Fonte: Metropoles.com

Leia Também