Correio Central
Voltar Notícia publicada em 29/03/2020

Em Rondônia, Lacen reinicia os exames de Covid-19 na tarde desde domingo, 29

Nos 2 dias sem kits para Covid-19, Lacen fez exames para identificação de influenza, H1N1 (gripe suína), H3N2, influenza B e outros vírus

O Laboratório Central de Saúde Pública de Rondônia (Lacen) retomou na tarde deste domingo (29) a realização de exames de teste para o novo Coronavírus de pacientes de várias cidades do estado, que haviam sido paralisados devido à falta de kits que são enviados pelo Ministério da Saúde (MS).  

A confirmação é do secretário de Estado da Saúde, o médico Fernando Máximo, que postou uma Live nas redes sociais confirmando a retomada dos exames.

“Agora, hoje, domingo, dia 29 de março de 2020, às 14 horas e 30 minutos, estamos realizando nesse exato momento a equipe do Lacen trabalhando, realizando o primeiro teste do vírus hoje com os novos kits que acabaram de chegar”’, relatou o secretário de Saúde, adiantando que com essa notícia em breve a Secretaria Estadual de Saúde e a Agevisa vão estar trazendo novas atualizações de testes do novo Coronavírus.

O secretário afirmou na gravação que o governador Marcos Rocha, ao tomar conhecimento da falta de kits no estado intercedeu imediatamente e entrou em contato com as autoridades do Ministério da Saúde em Brasília (DF), e os kits foram enviados ainda na madrugada deste domingo.

H1N1 (gripe suína), H3N2, INFLUENZA B E OUTROS VÍRUS

Fernando Máximo gravou na tarde de ontem, sábado, um vídeo que foi enviado pela Secretaria de Comunicação do governo de Rondônia (Secom) para explicar o motivo da suspensão nos exames para Covid-19, mas garantiu que o Lacen não parou as atividades.

Na gravação, o secretário de Saúde afirma que, em razão da falta de kits para testes do Covid-19, nos dois últimos dias, o Lacen fez uma atualização nos exames para identificação de outras doenças virais que circulam no estado como a influenza, H1N1 (gripe suína), H3N2, influenza B, exames esses que estavam suspensos devido a prioridade para o teste de Covid-19.

A respeito da falta de kits para teste de Covid-19 o secretário confirmou a suspensão nos exames por 2 dias no estado, justificando que o Brasil e o mundo inteiro têm tido dificuldades em adquirir kits para realização dos exames, e Rondônia não tem sido diferente.

“Nós estamos há mais de uma semana fazendo exames aqui no nosso estado de Coronavírus. Entretanto, na sexta-feira dia 27, e ontem, sábado, 28, nós não conseguimos fazer porque os nossos kits não chegaram”, admitiu Fernando Máximo.

“Esses kits eram ‘pra’ ter chegado na terça-feira dia 24 e (por isso) nós só conseguimos fazer até quinta à noite”, concluiu.

 

Fonte: www.correiocentral.com.br

Leia Também