Correio Central
Voltar Notícia publicada em 04/07/2020

Presos do regime fechado tentam fuga em Ouro Preto do Oeste, RO

Entre os apenados que tentaram fugir estão detentos que pertencem a facções criminosas e são de alta periculosidade.

Policiais penais da Casa de Detenção de Ouro Preto do Oeste evitaram que cinco apenados que cumprem pena em regime fechado conseguissem fugir da unidade prisional, a tentativa de fuga ocorreu na última quinta-feira, por volta de 9 horas.

Se valendo da regra que os novos apenados que ingressam no presídio precisam ficar isolados até cumprirem o período de quarentena de 14 dias por causa da covid-19, cinco desses novos apenados planejaram a fuga da cela onde estavam isolados, inclusive já tinham serrado as grades da cela e da laje.

Durante um procedimento de rotina, os policiais penais precisaram retirar os apenados da cela de isolamento para isolarem uma apenada. Posteriormente, ao revistarem a cela antes de retornar com os apenados, os policiais notaram que algumas barras da grade estavam com amarrações de plástico e, ao verificar, os servidores descobriram que se tratava de um plano de fuga.

Os apenados já haviam concluído a ação, provavelmente com lâminas de prestobarba, e o plano de fuga possivelmente seria executado no período da noite. Os apenados foram transferidos aos pavilhões e realizada as devidas manutenções nas grades.

Dentre esses apenados estava um que já havia empreendido fuga recentemente do regime semiaberto e tinha acabado de ser recapturado, além de outros presos que inclusive pertencem a facções criminosas e são de alta periculosidade.

SUPERLOTAÇÃO

Atualmente, a Casa de Detenção vive em constante vigilância por parte de plantonistas e da direção, já que não está havendo visitas por causa do COVID-19 e o clima está tenso entre os apenados, o que tem obrigado aos servidores realizarem revistas todos os dias nas celas, conforme determinação da Secretaria de Estado da Justiça - SEJUS.

Atualmente, na casa de detenção local estão recolhidos 220 apenados, a capacidade oficial da unidade prisional é para cerca de 100 reclusos, fato que tem contribuído para constantes tentativas de fugas. 

Diante de mais essa tentativa frustrada de fuga, os servidores redobraram a atenção, principalmente no período noturno, para que atos como estes sejam sempre frustrados e a população não sofra com esses elementos soltos.

A reportagem apurou que, outro fato que dificulta a segurança é o baixo efetivo de servidores, o que vem sendo suprido pela realização de reforços mediante a oferta de horas extras aos servidores durante o período de folga.

 

 

Fonte: www.correiocentral.com.br

Leia Também