Correio Central
Voltar Notícia publicada em 02/05/2024

Polícia Militar de Rondônia terá Batalhão para fazer frente ao crime organizado

Anúncio foi feito em um café pelo Coronel PM Braguin, Secretário da Sesdec, coronel BM Vital e o chefe do Estado Maior da PM, coronel Garibaldi

Em coletiva de imprensa realizada na manhã de hoje, 2, no Quartel do Comando-Geral da Polícia Militar de Rondônia, em Porto Velho, foi anunciada pelo comandante-geral, coronel Regis Braguin, a criação do Batalhão de Policiamento Tático de Ação e Reação ao Crime Organizado – BPTAR. Ele explicou que nos últimos anos, tem se verificado um aumento das ações relacionadas ao crime organizado e sobretudo das facções criminosas, ocasionando um aumento exponencial nos índices criminais do Estado. Por isso, se faz necessário o Batalhão.

Secretário de Segurança, coronel BM Vital e o coronel PM Braguin

Na coletiva, que contou com a presença do Secretário de Segurança, Defesa e Cidadania, coronel BM Felipe Vital, foi oferecido um café da manhã à imprensa e aos policiais militares que participaram esta semana da prisão de vários elementos, apreensão de armas e munições. Sobre o BPTAR, o coronel Vital disse que com ele em ação, a incidência criminal vai baixar “principalmente de homicídios, possa figurar numa régua mais baixa, em relação outros estados”.

O coronel Braguin explicou que à necessidade de adequar as novas formas de policiamento ostensivo no tocante a atender a demanda existente. Então, disse ele, nós temos hoje, os Batalhões de Operações Especiais e de Choque, Batalhão de Fronteira, algumas especializadas. No campo, no combate efetivo ordinário, todos os dias nas ruas, nós temos as tropas táticas a nível dos Batalhões da capital e do interior. No entanto, nós não temos ainda um Batalhão especializado, voltado às ações perigosas fomentadas pelas facções.

Exemplos

Para o comandante-geral, o exemplo para criação deste Batalhão vem da Polícia de São Paulo, com a Ronda Ostensiva Tobias de Aguiar – ROTA, que é o berço desse tipo de policiamento. E a ROTAM, em Goiás que são as modalidades de policiamento voltadas hoje para este enfrentamento. “Nós fizemos esse diagnóstico e entendemos que agora, de acordo com a incidência criminal que tem passado nos últimos meses aqui em Rondônia, principalmente em Porto Velho, há necessidade de que se crie esse Batalhão e tenha essa mesma modalidade e que tenha um contingente mais específico para o combate as facções criminosas que estão assolando nosso Estado”.

Para ele, a PM de Rondônia terá este Batalhão específico para fazer o combate bélico mais contundente a esses marginais e assim permitir que enquanto esse Batalhão está combatendo as facções teremos o nosso policiamento ordinário mais direcionado aos atendimentos gerais de ocorrência da Polícia Militar.

Elogio aos Policiais Militares desta Capital que participaram da Ocorrência Policial 66635/2024

“Impulsionado pelo sentimento de justiça que louvo e elogio os Policiais Militares que participaram do atendimento das vítimas e prisão dos envolvidos no ataque de facção ao Condomínio Morar Melhor. Diante da informação de que um grupo de criminosos pertencentes a uma facção rival teria adentrado furtivamente pelos fundos do residencial e lá realizado vários disparos em pessoas inocentes, de imediato os policiais militares de serviço dividiram-se em equipes para prestação de socorro e prisão dos envolvidos. Rapidamente, para poder entender a complexidade da situação a participação da inteligência foi fundamental.

Os militares da produção do conhecimento colecionaram vídeos que demonstravam a quantidade de criminosos que realizaram o ataque e a provável rota de fuga. A guarnição do 1º interventor, ao deparar-se com o cenário dos feridos ao solo, acionou de imediato as equipes de socorro através do CIOP. Com a chegada dos socorristas no local, os mesmos realizaram a estabilização dos feridos e condução para o Hospital João Paulo Segundo – JP II para os atendimentos complementares. Apesar das guarnições serem de batalhões diferentes, nesse período verificou-se uma harmonia e capacidade organizacional características de tropas de pronto emprego, com ações rápidas, contundentes e elevada disciplina tática.

Uma dessas ações destaco, criação de grupo para envio das informações sigilosas utilizando canal de baixa frequência, afastamento das guarnições do ponto coberto pela inteligência e reposição das equipes no teatro de operações. Colaborando para precisão o núcleo de inteligência montou um ponto de observação prevendo a rota que seria utilizada pelos marginais. Essas virtudes foram fundamentais para que todas as prisões e apreensões ocorressem sem necessidade de confronto letal entre guarnições e membros da facção o que poderia colocar em risco vidas de terceiros.

Como produto de uma ocorrência que durou mais de oito horas, a Polícia Militar, utilizando de sua tropa ordinária e de recobrimento de área sem necessidade de escalonamento de tropa especializada prendeu 07 (sete) suspeitos em três oportunidades distintas, apreendeu um veículo, 05 (cinco) pistolas, além de noventa e quatro munições de diversos calibres, 07 aparelhos celulares, além da quantia de R$ 2.148,00 (dois mil cento e quarenta e oito reais) em espécie e uma arma de choque.

Por fim, externo a todos esses policiais o orgulho que todos os cidadãos sentiram ao acordarem no feriado de 1º de maio e perceberem que os guardiões da paz social mais uma vez agiram em defesa da população e manutenção da ordem.

O Estado de Rondônia e a Polícia Militar concita a todos que mantenham o mesmo empenho, dedicação e compromisso com a segurança publica e sirvam de exemplo para vossos pares e subordinados.

Coronel PM Regis Braguin

Comandante-Geral da Polícia Militar de Rondônia

Fotos: Cabo PM Jornan

Texto: Lenilson Guedes

Leia Também