Correio Central
Voltar Notícia publicada em 28/08/2020

Incêndio às margens da BR-364 avança no morro Chico Mendes em Ouro Preto do Oeste, RO

O fogo começou em uma chácara com dois barracos abandonados, na curva um pouco antes da chácara do Viveiro 1º de Maio.

Um foco de incêndio que originou às margens da BR-364 próximo à chegada de Ouro Preto do Oeste (RO), na curva onde ficam as encostas do morro do Parque Chico Mendes, formou uma corrente de fogo que avança para a vegetação seca do morro Chico Mendes e uma coluna de fumaça cobre toda a área na tarde desta sexta-feira, 28.

O fogo começou em uma chácara com dois barracos abandonados, na curva um pouco antes da chácara do Viveiro 1º de Maio. A reportagem do Correio Central esteve no local, um barraco ainda está em chamas às margens da BR-364.  

Equipes do Corpo de Bombeiro se encontra no local, chacareiros voluntários e membros da Associação de Voo livre Asas da Amazônia de Voo Livre (AVLA) também trabalham para apagar focos de fogo nas áreas do morro.

O comandante do Corpo de Bombeiros, Tenente BM Charlisson, informou que, caso as equipes que se encontram no local não conseguirem conter o fogo a corporação vai pedir reforços às cidades vizinhas.

A prefeitura da Estância Turística Ouro Preto do Oeste, através da SEMINFRA e Divisão de Meio Ambiente, enviou equipes com caminhões pipa para auxiliar no combate aos focos de incêndio.

Os chacareiros e sitiantes que residem próximo das encostas e das reservas do INPA, Ceplac e do morro Chico Mendes têm consciência ambiental do risco que foco de incêndio oferece nesta época do não no período de estiagem, com a vegetação seca. Os mais antigos já fizeram treinamento e são voluntários em situações de surgir fogo nas áreas secas.

A publicação não obteve a informação sobre como o fogo originou. No entanto, geralmente esses focos de incêndio às margens da rodovia federal são causados por condutores de veículos que fumam dentro do carro e jogam ponta de cigarro nas áreas de vegetação seca. Autor: Edmilson Rodrigues

IMAGEM DE UM DOS BARRACOS EM CHAMAS NA CHÁCARA DA CURVA NA BR-364 DE CHEGADA AO MORRO CHICO MENDES.

 

 

Fonte: www.correiocentral.com.br

Leia Também