Correio Central
Voltar Notícia publicada em 24/08/2020

Delegado fala sobre prisão de casal em Ouro Preto do Oeste suspeito de vários crimes

O casal Ângela Maurício da Silva, a "ruiva", e Yan Ricardo Zabala Monteiro, são acusados de homicídio e de utilizar de violência contra vendedores e usuários de droga.

A Polícia Civil de Ouro Preto do Oeste conseguiu após meses de investigação obter a prisão do casal Yan Ricardo Zabala Monteiro, 22 anos, que tem várias passagens pela polícia rondoniense por furtos, roubos, tentativa de homicídios, e de sua companheira Ângela Maurício da Silva, a “ruiva”.

Yan e ruiva foram presos em Jaru às 15 horas da tarde desta sexta-feira (21) por uma guarnição da Polícia Militar. Com Yan, a PM encontrou 159 parangas de crack e uma quantia em dinheiro. Havia contra o casal mandado de prisão temporária expedido pelo juiz substituto da 1ª Vara Criminal da comarca de Ouro Preto do Oeste Fábio Batista da Silva.  

Segundo o delegado Niki Alves Locatelli, que conduz as investigações contra o tráfico que já culminaram na prisão de nove pessoas investigadas, e no fechamento de sete bocas de fumo na cidade Yan Zabala, que é boliviano, é o principal suspeito de assassinar em Ouro Preto do Oeste Maria de Jesus Mendes, de 42 anos, na madrugada de 18 de julho no Jardim Aeroporto I.

“Esse casal é suspeito e investigado por crimes de homicídio, extorsão e tráfico de drogas. Eles vieram de ji-Paraná. Buscavam drogas lá e distribuíam em Ouro Preto e também estavam distribuindo em Jaru. Foram encontradas mais de 150 parangas de crack com ele na prisão efetuada pela Polícia Militar de Jaru”, relatou o delegado  

A amasia de Yan, também foi presa por impor intimidação e violência contra outros suspeitos de comercializar drogas e contra usuários que contraem dívidas. Segundo os investigadores, a motocicleta que ela utilizava em Jaru no dia que foi presa pertence a mulher de um indivíduo que levou uma coronhada de revólver na cabeça para entregar a ruiva a sua moto e o documento.

Yan e ruiva começaram a fornecer entorpecente para o casal comercializar, e como eles são usuários acabaram contraindo uma dívida, não pagaram e a motocicleta teria sido tomada mediante graves ameaças. Ruiva e outra mulher é que teriam praticado a ação. Além de Ouro Preto do Oeste e Jaru, segundo os investigadores o casal também esteve em Vale do Paraíso a fim de ramificar suas ações.     

“É um casal perigoso que usava da violência, intimidava os usuários, os outros traficantes que revendiam pra eles, foi muito importante a prisão do casal, bem como das pessoas que eram associadas a ele. A investigação aponta isso, e é o que a gente vai provar na justiça”, salienta Niki Locatelli.

Ainda na tarde da última sexta-feira, trabalho conjunto do Serviço de Investigação e Captura (Sevic) da Polícia Civil com o Núcleo de Inteligência da Polícia Militar retirou de circulação mais um elemento investigado por comercializar drogas no Jardim Aeroporto e Bairro Boa Esperança que estaria a serviço do casal Yan e Ângela.

Comparsa de Yan e ruiva correu sexta-feira da polícia no Bairro Boa Esperança após arrombar a janela e sair saltando por telhados e quebrando telhas, mas foi capturado no Jardim Aeroporto 

O investigado Lucas Fernando Almeida dos Santos, 20 anos, foi cercado em um prédio de conjunto de apartamentos localizado na Rua Marcos Freire, mas saiu correndo, escalando muros e pulando telhados, correu por três quadras, até ser alcançado pelos agentes e pego na Rua das Flores, que fica no Jardim Aeroporto II. Com ele, os policiais apreenderam mais de R$ 7 mil em moeda corrente.

Segundo as investigações feitas pela polícia, Maria de Jesus Mendes, assassinada em julho, morava no Bairro Boa Esperança, era amasia de um apenado que cumpre pena por tráfico na Casa de Detenção local, tinha envolvimento com o comércio de entorpecente e teria sido morta ao querer desafiar Yan.  

AUMENTO DE MULHERES NO TRÁFICO DE DROGAS

O delegado Niki Locateii também comentou a respeito do crescente número de prisões feitas em Ouro Preto do Oeste de mulheres, que vai de garotas jovens a idosas, envolvidas o com o comércio de drogas.

“O tráfico tem arregimentado essas mulheres porque elas respondem processo em liberdade por terem filhos menor de idade, e muitas delas entram para o tráfico por pressão de seus companheiros que estão traficando ou se encontram presos cumprindo pena”, presume o delegado.

No dia 1º de julho de 2019, a Polícia Civil registrou em Ouro Preto do Oeste o assassinado de Ligiane Rodrigues da Silva, 34 anos. Ela foi executada a tiros na Rua Guaporé, em uma casa onde residia temporiamente.

Investigadores da Polícia Civil de Ouro Preto do Oeste chegaram ao autor do crime, Edivan Fialho da Silva, o “acreano” que era amasio de Maria de Fátima Oliveira, executada a tiros dentro de seu bar em Ji-Paraná, na noite de 29 de maio.

Ligiane teria pilotado uma moto para um pedreiro matar Maria Oliveira. Edivan teria matado o pedreiro em Ji-Paraná, e depois localizado Regiane em Ouro Preto para assassiná-la.  

Em julho do ano passado, Ligiane (foto à esquerda) foi assassinada em Ouro Preto do Oeste pelo marido de Maria Oliveira (foto à direita) que foi assassinada em Ji-Paraná. Ligiane teria pilotado a moto para um pistoleiro (também assassinado) matar a dona do bar.

 

O delegado explica que esses crimes são faccionados. Ou o criminoso pertence ao Comando Vermelho ou ao PCC.  “De maio até agora já foram nove prisões por tráfico, fora prisões por homicídio, extorsão e também foram desativadas mais de sete bocas de fumo. O trabalho vai continuar, não vamos dar sossego (aos traficantes) e outras bocas de fumo cairão”, garante.

O delegado concluiu ressaltando que é importante reforçar para que a população denuncie. “Mandem denúncia para a Polícia Civil pelo 197, tem o 190 da Central de Operações da Polícia Militar, no Ministério Público e onde chegar denúncia nós vamos apurar”, convocou.

POLICIAIS PRENDERAM O JOVEM DE 20 ANOS NO BAIRRO BOA ESPERANÇA, ONDE MORAVA A MULHER MORTA POR YAN, SEGUNDO A INVESTIGAÇÃO PARA OCUPAR O PONTO DE VENDA DE DROGAS NAQUELE SETOR. 

 

 

 

Fonte: www.correiocentral.com.br

Leia Também