Correio Central
Voltar Notícia publicada em 28/01/2021

Longa-metragem sobre pioneiros de Ouro Preto do Oeste começa a ser gravado

Jovem nascido em Ouro Preto do Oeste com apenas 22 anos vai contar em um filme a história do município.

Redação Correio Central - Um documentário sobre a história e moradores pioneiros do município de Ouro Preto do Oeste (RO) começa a ser filmado nos próximos dias, e a obra cinematográfica inédita será dirigida por Keven Fongaro, de 22 anos, ouropretense graduado e mestrando em Cinema e Audiovisual pela Universidade Federal Fluminense), e por Emilly Lara (fotógrafa e moradora da cidade).

Keven Fongaro atualmente reside em Niterói (RJ) onde já tem vários trabalhos como de curso de formação continuada em Cinema e Educação para grupo de professores de Niterói, São Gonçalo, Rio de Janeiro e região, além de projetos e outras produções.

Agora, Keven Fongaro se volta para a sua raiz e, como o primeiro profissional formado nesta área, estará por uma temporada produzindo o longa-metragem sobre a história e moradores de Ouro Preto do Oeste. Em entrevista ao site Correio Central, o cineasta deu detalhes de como será desenvolvido o projeto.

Com apenas 22 anos, Keven possui Licenciatura em Cinema e Audiovisual e é Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Cinema da Universidade Federal Fluminense.

“Estamos produzindo um filme longa-metragem documentário sobre a história e os moradores de Ouro Preto do Oeste. Começaremos as filmagens nas próximas semanas seguindo os protocolos sanitários locais. Estamos aguardando alguns equipamentos chegarem à cidade”.

A obra sobre o documentário da cidade-mãe da macrorregião denominada “Grande Ouro Preto”, e seus habitantes, está sendo financiada pelo Governo do Estado de Rondônia através da Lei Aldir Blanc.

Keven Fongaro adianta que é de suma importância a participação no longa-metragem de pessoas que fizeram parte da ocupação à região nas décadas de 60 e 70, assim como de moradores mais recentes.

“No momento estamos buscando moradores antigos da cidade que possam nos receber e compartilhar suas memórias para o filme. Se puderem ajudar a fazer a convocação para alcançar mais gente agradeceríamos imensamente”.

KEVEN É O 1º CINEASTA DE OURO PRETO DO OESTE CAPACITADO PARA DAR AULAS, CURSOS, OFICINAS.

Keven Fongaro passou a sua infância e adolescência em Ouro Preto do Oeste. Sua formação de ensino fundamental e médio foi na Escola Estadual Joaquim de Lima Avelino. Acredito que eu estudei lá do segundo ano do fundamental até o terceiro ano do ensino médio. Toda minha formação do fundamental e médio foi feita no Joaquim de Lima. Estive em Ouro Preto do nascimento até os 18 anos. Sai pra fazer a faculdade somente”.

Toda a formação universitária de Keven foi em instituições públicas, ele conseguiu a profissão que escolheu com cotas de escolas públicas sem gastar um centavo, além das despesas pessoais, e foi estudar no Rio de Janeiro. “Isso me deixa bem feliz, bem orgulhoso e bem grato. Estou fazendo esse filme pra o governo do estado e é um prazer de alguma forma devolver fazendo um filme sobre a cidade”, diz com gratidão.

Interesse de Keven pela formação em uma profissão que até então, não havia despertado curiosidade em jovens ouro-pretenses-do-oeste desta geração das últimas duas décadas, ele pontuou uma explicação para a escolha: eu acabei caindo em cinema acho que foi por causa da filosofia. Eu sempre estudei muito a filosofia, sempre li sobre nomes de filósofos antigos, tenho uma paixão muito grande pela filosofia grega de Platão, Sócrates, Aristóteles”.

Para Keven, esses filósofos, principalmente os mais antigos, são pessoas que estudaram e refletiram sobre tudo e isso o fascina e o influenciou na escolha. “Eu pensei em alguma área que pudesse, de alguma maneira, me inserir em várias áreas ao mesmo tempo. Fui pra cinema porque na minha cabeça eu já estaria estudando um pouquinho de literatura, de teatro, um pouquinho de televisão etc. Por isso escolhi a modalidade licenciatura. Tem curso de cinema bacharelado e licenciatura que me habilita a ser professor também que hoje é minha principal atividade”.

No Rio de Janeiro, Keven Fongaro atua em várias atividades dando aulas, cursos, participa de oficinas e seminários em várias cidades carioca.    

SOBRE KEVEN FONGARO

Possui Licenciatura em Cinema e Audiovisual pela Universidade Federal Fluminense (UFF), com monografia intitulada "Uma introdução aos fundamentos da Narratologia". Atual Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Cinema e Audiovisual da UFF com a pesquisa "Ética e estética da existência", onde relaciona experiências na prática pedagógica de Cinema e Audiovisual com pedagogias digitais e filosofia ética, sob orientação do prof. Dr. Douglas Resende. Pesquisa metodologias pedagógicas de Educação Audiovisual no Laboratório KUMã de Pesquisa e Experimentação em Imagem e Som (UFF), com ênfase em "cinema de grupo" e "pedagogia do dispositivo", onde também co-coordena grupos de formação para professores da educação básica. Coordena o projeto "Cinema, Sujeitos e Territórios" em parceria com a Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental, promovendo periodicamente atividades grupais e oficinas de cinema socioambiental gratuitas. Produtor de conteúdo no instagram @Narratologia, onde trabalha com divulgação científica de teoria narrativa, e no canal do Youtube Espaço Fora da Tela, onde atua com Cinema através da série "Aprenda Cinema em Vídeo". Ministra avulsamente cursos, oficinas e palestras sobre cinema, audiovisual, pedagogia, mídias digitais e narratologia.

Fonte: www.correiocentral.com.br

Leia Também