Correio Central
Voltar Notícia publicada em 24/05/2020

Jovem de 20 anos testa positivo para Covid-19 em Ouro Preto do Oeste

Paciente mora na COHAB e atua como trabalhador autônomo na cidade de Ouro Preto do Oeste.

A prefeitura da Estância Turística Ouro Preto do Oeste, através da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSAU) recebeu na manhã deste domingo a confirmação de mais um caso positivo para coronavírus (Covid-19) de um paciente de 20 anos de idade.

A reportagem apurou que o jovem reside em uma casa da COHAB no Jardim Novo Horizonte, atua na cidade como trabalhador autônomo. Ele testou positivo, porém não apresenta sintomas e aparenta estar bem.

A SEMSAU deverá oficializar o caso ainda nesta manhã. Agora, Ouro Preto do Oeste tem 23 casos positivos para Covid-19 e não 24, conforme foi divulgado no boletim estadual de ontem.    

ERRO NO SISTEMA

No começo da noite de sábado (23) a Agevisa e a Sesau/RO, publicou o boletim nº 68 com dados referente ao avanço do coronavírus (Covid-19) em Rondônia, e incluiu mais 2 casos positivos para a Estância Turística Ouro Preto do Oeste.

No entanto, esses casos não existiam, e ainda na noite de ontem a prefeitura através da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSAU) entrou em contato com a equipe da Agevisa e a Sesau/RO pedindo informações sobre os dois casos que surgiram no boletim 68.

A Agevisa respondeu ao secretário Cristiano Ramos Pereira que o sistema colocou um caso duplicado como positivo de um homem que fez o teste rápido, incluiu o teste de uma mulher que deveria ser descartado e também entrou como positivo.

No boletim deste domingo, a Agevisa já terá corrigido e Ouro Preto do Oeste vai aparecer com 23 casos, com o exame positivo do jovem de 20 anos.

O boletim de ontem mostrou quem o município de Mirante da Serra registrou mais um caso, subindo para 14, e Vale do Paraíso que tinha 05 casos agora tem 06 pacientes positivos para Covid-19.

O último registro de paciente positivo de Ouro Preto do Oeste é do paciente de 67 anos que veio da cidade de Ariquemes já doente. Ele foi levado ao Hospital Municipal, realizou o teste rápido e já foi encaminhado para o Heuro em Cacoal, e se encontra em uma ala de UTI. O paciente mora em Triunfo, e teve que vir buscar tratamento em Ouro Preto do Oeste.

O taxista que veio de Porto Velho com Covid-19 e estava na UTI do Heuro recebeu alta, e segundo a SEMSAU já deve ter retornado para a capital do Estado.

A Secretaria Municipal de Saúde solicita a população que qualquer paciente que vier para Ouro Preto do Oeste, seja idoso, jovem ou criança, deve cumprir o isolamento e a equipe de Gestão de enfrentamento ao coronavírus deve ser informada para acompanhar o visitante. Todos os casos registrados em Ouro Preto do Oeste foram importados.

Até ontem, o município havia realizado 93 coletas; 62 casos deram negativo, há 09 pacientes aguardando resultado de exame enviado para o Lacen. 10 pacientes estão em tratamento e 12 pacientes estão 100% recuperados. Os 22 casos de Ouro Preto do Oeste são 17 por exames e 05 por perfil epidemiológico.

 VEJA BOLETIM ESTADUAL - RONDÔNIA TEM 3.109 CASOS E 115 MORTES POR COVID-19

O Governo de Rondônia, por meio da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa) e a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), divulga os dados referentes ao coronavírus (Covid-19) no Estado.

No sábado (23), foram consolidados os seguintes resultados para Covid-19 em Rondônia:

Casos confirmados – 3.109
Pacientes recuperados – 892
Óbitos – 115
Pacientes internados na Rede Estadual de Saúde – 190
Pacientes internados na Rede Privada – 119
Pacientes internados na Rede Municipal de Saúde – 10
Total de pacientes internados – 319
Testes Realizados – 11.466
Aguardando resultados do Lacen – 673

CONFIRMADOS POR MUNICÍPIOS

Os 3.109 casos confirmados para Covid-19 são nas seguintes localidades:

2.335 em Porto Velho
230 em Ariquemes
116 em Guajará-Mirim
66 em Ji-Paraná
47 em Candeias do Jamari
39 em Cacoal
33 em Jaru
27 em Vilhena
25 em São Miguel do Guaporé
24 em Ouro Preto do Oeste 9São 23 - Agevisa deve corrigir hoje)
21 em Urupá
17 em Rolim de Moura
14 em Mirante da Serra
12 em Buritis
11 em Cujubim
11 em Espigão do Oeste
9 em Nova Mamoré
8 em Pimenta Bueno
6 em Vale do Paraíso
5 em Alto Paraíso
5 em Itapuã do Oeste
5 em Primavera de Rondônia
4 em Alta Floresta do Oeste
4 em Alto Alegre dos Parecis
4 em Governador Jorge Teixeira
4 em Rio Crespo
3 em Alvorada do Oeste
3 em Nova Brasilândia do Oeste
2 em Machadinho do Oeste
2 em Monte Negro
2 em Novo Horizonte do Oeste
2 em Santa Luzia do Oeste
2 em São Francisco do Guaporé
2 em Theobroma
2 em Vale do Anari
1 em Cacaulândia
1 em Campo Novo de Rondônia
1 em Cerejeiras
1 em Ministro Andreazza
1 em Presidente Médici
1 em São Felipe do Oeste
1 em Seringueiras

Foram confirmados 335 novos casos de Covid-19 em Rondônia, destes, 241 casos são em Porto Velho, 34 em Guajará-Mirim, 16 em São Miguel do Guaporé, 11 em Ariquemes, sete em Candeias do Jamari, cinco em Jaru, quatro em Buritis, quatro em Vilhena, dois em Alta Floresta do Oeste, dois em Ji-Paraná, dois em Ouro Preto do Oeste, um em Alvorada do Oeste, um em Cujubim, um em Itapuã do Oeste, um em Ministro Andreazza, um em Pimenta Bueno, um em Rolim de Moura e um em Vale do Paraíso.

ÓBITOS POR MUNICÍPIOS

Em Rondônia foram registrados 115 óbitos por Covid-19, nas seguintes localidades:

Porto Velho – 76
Guajará-Mirim – 19
Ji-Paraná – 4
Ariquemes – 3
Alto Paraíso – 1
Buritis – 1
Campo Novo – 1
Candeias do Jamari – 1
Cerejeiras – 1
Cujubim – 1
Espigão do Oeste – 1
Mirante da Serra – 1
Nova Mamoré – 1
Rolim de Moura – 1
São Miguel do Guaporé – 1
São Francisco do Guaporé – 1
Vale do Anari – 1

Hoje (23) foram confirmados nove óbitos em Rondônia, sendo sete em Porto Velho, cinco homens (39, 42, 46, 54 e 72 anos) e duas mulheres (57 e 78 anos de idade); e ainda um homem de 67 anos de Guajará-Mirim e um homem de 18 anos de São Francisco do Guaporé.

A Agevisa ressalta que os dados não são lidos e atualizados imediatamente pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs), por isso há atraso (delay) no registro de casos que estão sendo acompanhados diariamente por equipes de saúde nos municípios.

Para informações sobre internados por unidades de saúde e municípios, assim como os demais detalhes acesse o Painel Interativo da Covid-19 em Rondônia, através do endereço: covid19.sesau.ro.gov.br.

BOLETIM 68

 

Fonte: www.correiocentral.com.br

Leia Também