Correio Central
Voltar Notícia publicada em 19/05/2020

Vale do Paraíso registra 5 casos de Covid-19; vírus infectou uma família

O paciente de 43 anos passou quase duas semanas em Porto Velho, contraiu o vírus e ao retornar transmitiu para mulher e filhos.

A prefeitura de Vale do Paraíso, através da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSAU) informou na noite de ontem que depois de 60 dias de enfrentamento ao novo coronavírus o município recebeu a informação de um caso positivo para um paciente com 43 anos de idade.

Tão logo foi confirmado o caso positivo do paciente a equipe de monitoramento foi até sua residência do paciente infectado, e por meio de testes rápidos testou a esposa de 38 anos, e seus filhos de 12, 16 e 18 anos, e todos deram positivo para Covid-19.

O paciente contraiu o vírus na capital de Rondônia, Porto Velho, para onde viajou a fim de realizar tratamento de saúde. Ele permaneceu quase duas semanas em Porto Velho e retornou no dia 30 de abril para Vale do Paraíso.

Segundo a SEMSAU, o paciente sentiu os primeiros sintomas no dia 9 de maio e no dia 13 de maio fez a coleta para o exame na cidade de Ji-Paraná. Ontem, chegou seu resultado positivo para COVID 19, e a mulher os três filhos também contraíram o vírus.   

O prefeito Charles Gomes informou que o paciente realizou o exame após sentir os sintomas da doença. “Não foi um teste rápido. Coletamos o material e o resultado chegou hoje. Nossa equipe se deslocou até a residência dele, a família tinha os sintomas e após o teste rápido todos testaram positivo”, explicou o prefeito.

A família foi orientada a cumprir o isolamento e será monitorado o quadro clinico de todos. A SEMSAU informa que já traçou toda a trajetória e histórico de contatos próximos à família, e a equipe de enfrentamentos formada por médicos, enfermeiros e técnicos da Vigilância Sanitária e da epidemiologia iniciou o monitoramento para identificar possíveis contatos que eles tenham tido nos últimos dias.

A Secretaria de Saúde orientou a população a obedecer ao isolamento social, fazer o uso de máscara corretamente, higienizar as mãos corretamente, se não for possível usar álcool em gel, essas são ainda nossa maior arma.

O município de Vale do Paraíso faz parte da macrorregião de Ouro Preto do Oeste, fica distante a 36 Km da BR-364.

 

Fonte: www.correiocentral.com.br