Correio Central
Voltar Notícia publicada em 03/06/2020

Os carros-chefes da Chevrolet

O Onix foi o modelo mais vendido de 2019. No Brasil, a GM chegou em 1930, e em 1968 lançou o famoso Chevrolet Opala.

A Chevrolet. surgiu devido a Louis-Joseph Chevrolet, surgiu na cidade La Chaux-de-Fonds, ao lado de Berna, em 1878.
 

Louis era piloto e engenheiro e logo foi descoberto pela Buick (divisão da fabricante de automóveis norte-americana). Ele projetou seu primeiro motor em 1909, e ele fez com que a Buick ganhasse mais de cem corridas nacionais, além de bater 11 recordes de velocidades.

 

Depois desses acontecimentos, Louis abriu em 1911 a Chevrolet Motor Car Company em Flint, Michigan. E criou o Classic Six um modelo poderoso, com seis cilindros na frente e transmissão de três marchas montada no eixo traseiro. O modelo era bem mais caro que os Ford T da época.

 

Uma coisa que se destacava no Classic Six era que seu visual remetia muito aos carros europeus. E isso não era por acaso, Louis pediu para o projetista da época Etienne Planche criar o modelo dessa forma. E essa mistura europeia-americana foi exposta mais tarde com a parceria Chevrolet-Opel, que trouxe para o Brasil o Astra, Corsa, Meriva e Zafira.

 

Porém Louis não ficou na empresa devido  às diversas discussões de projetos, ele acabou vendendo a sua participação na empresa para Durant.

A Chevrolet deu uma grande virada nos anos 50. Seguiu a ideia de Durant e ficou mais focada em carros mais baratos. E assim a marca criou o Corvette, um esportivo de dois lugares ganhou muitos fãs..

 

Já na Segunda Guerra Mundial a Chevrolet passou a fazer caminhões, em especial o G7100. Esse caminhão costumava ser usado para levar suprimentos e soldados. Na época o caminhão teve cerca de 50 mil unidades vendidas.

 

No Brasil, a GM chegou em 1930, e em 1968 lançou o famoso Chevrolet Opala. Os lançamentos se concentravam todos na marca de Louis, criando clássicos como o Chevette, Omega, Monza e agora o modelo mais vendido do país, o Onix.

 

A crise que afetou o país dos anos 2013 a 2016 devastou a quantidade de produção e vendas de carros, e isso levou diversas concessionárias à ruína. E como toda crise um tempo depois as empresas foram se adaptando à nova situação.

 

As marcas mais tradicionais, antes da crise tinha cerca de 600 concessionárias nos tempos atualmente contam com cerca de 400 pontos. O mercado passou e ainda passa por um momento de adaptação. Atualmente, boa parte das negociações com carros 0-km acontecem no ambiente digital.

 

O Chevrolet Onix foi o carro mais comprado no país no ano passado.Conquistando a posição pelo quinto ano sucessivo. Foram emplacadas cerca de 200 mil unidades do modelo. Foi um acontecimento tanto, visto que ocorreu durante a mudança de geração.

 

Em 2019, a Chevrolet também se manteve à sua posição frente dos demais fabricantes. A Chevrolet manteve os elementos antigos para deixar o Onix com um preço mais acessível. A montadora optou por não renovar a versão e manter o visual além de uma lista de equipamentos enxuto para competir com outros modelos menores.

 

O Onix preço varia de R$ 43.790 e pode chegar até R$ 68.390.  O Onix Joy faz cerca  8 km/l na cidade e cerca de 10 km/l na estrada com o combustível etanol e cerca de 12  km/l em trechos urbanos e 15 km/l em trechos rodoviários com o combustível comum: gasolina. O porta-malas é outra vantagem do modelo são 313 litros, e a garantia de fábrica do modelo dura 3 anos.

 

Ainda em 2019, surgiu o Bolt. O modelo possui muita autonomia quando a  questão é a  faixa de preço. O modelo inclusive passa de carros elétricos da categoria superior. Ele é capaz de rodar mais de 300 km com uma carga pelo padrão norte-americano.

 

O modelo possui um sistema que aproveita a energia disseminada em frenagens e desacelerações para ampliar sua autonomia e garantir mais tranquilidade ao motorista em viagens que são mais longas.

 

A recarga das baterias é feita em tomadas. No caso de um carregador semirrápido, uma hora garante 40 km, essa a média de rodagem que o brasileiro costuma usar. E em carregadores que são mais rápidos basta apenas 30 minutos para ter energia para percorrer mais 140 km. É algo surreal mesmo para os tempos modernos.

 

Dentre as principais tecnologias do modelo, estão o sistema regenerativo dos freios, visão panorâmica de estacionamento e o “Driver Information Center” que é customizável com tela de 10,2 polegadas, no qual é possível conduzir verificar o desempenho do veículo, além das demais funções de multimídia.

 

Outro modelo popular de 2019 é o Chevrolet Prisma, ele também foi um dos mais vendido no mercado nacional. O modelo é bastante cobiçado pelos motoristas que desejam um carro compacto e com um porta-malas espaçoso, e que além disso tenha uma performance de qualidade e conforto.

 

E para este ano, um dos lançamentos mais aguardados da GM será a nova geração do Tracker. O modelo será renovado e irá usar seguir outros modelos da marca e vai compartir diversos detalhes com o novo Onix.

 

O modelo se ampliou em todos os aspectos. Os motores serão menores do que o 1.4 turbo. O câmbio, deverá continuar automático de seis marchas. Esse motor é o mesmo que existe no Onix e Onix Plus.

 

Gostou deste artigo? compartilhe em suas redes sociais para que mais pessoas conheçam os "carros-chefes" da Chevrolet!

Fonte: Portal Chaves na Mão - Imagem: Pixabay

Fonte: Portal Chaves na Mão

Leia Também