Correio Central
Voltar Notícia publicada em 28/06/2018

Veículos entregues à Emater-RO fortalecem compromisso com agricultura familiar

Os 45 veículos serão distribuídos nesta sexta-feira (29) no CENTRER, em Ouro Preto do Oeste a partir das 8 horas.

A Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater-RO) receberá 45 veículos novos para prestar assistência técnica aos produtores familiares. O repasse faz parte do convênio assinado entre o Ministério do Desenvolvimento Agrário, hoje Secretaria Especial da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead), e o governo de Rondônia para fortalecimento dos serviços prestados no estado. Os veículos serão entregues a autarquia pelo governador Daniel Pereira nesta sexta-feira (29), no Centro de Treinamento da Emater-RO (Centrer-RO), em Ouro Preto do Oeste.

O convênio firmado pelo então MDA e governo estadual, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), ganhou força através de uma discussão com a Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater) e Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer) com o objetivo de fortalecer a agricultura familiar por meio da prestação de serviços de qualidade e com eficiência. Para isso foram disponibilizados cerca de R$ 1,8 milhão, repassados pela Caixa Econômica Federal, para aquisição de 45 veículos Fiat Mobi e 45 computadores visando qualificar a assistência prestada pela Emater-RO aos produtores rurais familiares.

Há 47 anos a Emater-RO atua como executora das políticas públicas no estado prestando serviços de assistência técnica e extensão rural. Presente nos 52 municípios com 83 unidades administrativas atuantes, a autarquia tem contribuído para o desenvolvimento da agricultura familiar, promovendo geração de emprego e renda no campo e fortalecendo a economia local.

Somente em 2017 foram assistidas 62.658 famílias de produtores rurais e suas organizações sociais rurais. “Essa ação dá início a uma nova fase para os serviços da Emater no estado”, enfatiza a diretora-presidente da autarquia, Albertina Marangoni Bottega.

Os 45 veículos serão distribuídos nesta sexta-feira (29) entre os escritórios onde foram detectadas as maiores demandas e para renovação de frota em substituição a veículos mais antigos. Os computadores ainda não foram recebidos e serão entregues em nova oportunidade, consolidando o compromisso feito entre a Anater, Asbraer e Emateres do país em fortalecer as ações voltadas para os agricultores familiares.

Texto: Wania Ressutti - Fotos: EMATER-RO

Veículos serão entregues nesta sexta-feira no CENTRER

 

Fonte: www.correiocentral.com.br

Leia Também