Correio Central
Voltar Notícia publicada em 18/08/2017

Em OPO, sobe para 50 o número de crianças da Escola Joaquim Nabuco internadas com intoxicação alimentar

Mais 30 crianças foram levadas ao Hospital Municipal entre as 18 horas de ontem e a manhã desta sexta-feira

Entre as 18 horas da noite de quinta-feira e a manhã desta sexta-feira (18) o número de crianças que estudam na Escola Joaquim Nabuco com sintomas de intoxicação alimentar atingiu 47 internações até as 21 horas no Hospital Municipal Dra. Laura Maria Carvalho Braga tinha pais chegando com crianças sentindo dor de cabeça, dores no estômago, forte diarreia e vômito.

Com as duas internações em hospital particulares, e mais uma criança que deu entrada na manhã de hoje, chega a 50 crianças, de um total de 223 alunos que estudam no período matutino da escola que foi municipalizada no ano passado. As crianças recebem a medicação e são liberadas, apenas três permanecem internadas.

O diretor do HM Boby Carlton Gois Gil, informou agora pela manhã que todas as providências para atender os alunos que são levados à unidade hospitalar estão sendo feito. “Ontem às 16 horas abastecemos com medicação a ala da pediatria, deslocamos uma médica pediatra e dois técnicos em enfermagem para ficar exclusivamente atendendo as crianças que chegavam ao pronto socorro, e durante a madrugada tudo ocorreu dentro da normalidade”, afirmou Boby Gil.

A Promotoria de Justiça, através do Promotor Evandro Araújo Oliveira, titular da Curadoria da Saúde, acompanha o desenrolar dos fatos, e ontem à noite, o delegado da Polícia Civil Julio Cesar Souza Ferreira esteve no Hospital Municipal e se reuniu com a diretoria da Escola Joaquim Nabuco. A prefeitura enviou amostras de alimentos e da água utilizada para consumo na Escola para análise em laboratório de Porto Velho.

Pelos relatos de pais e de alunos internados no HM, é possível que somente as crianças que beberam água no momento da queda de energia ocorrida na manhã de quarta-feira. A mãe de uma aluna contou que sua filha ao ligar a torneira para beber água teria caído um pedaço de lodo, e a criança também confirmou.

O depoimento de uma mãe na página do site Correio Central, na matéria intitulada “Intoxicação alimentar leva 20 alunos da Escola Joaquim Nabuco a hospitais da cidade de Ouro Preto do Oeste” também é reveladora para reforçar a possibilidade que a intoxicação possa ter sido pela água consumida: Observei que ontem (quarta) minha filha que estuda pela manhã nessa escola chegou em casa com muita sede, e falando que não bebeu água na escola devido à falta de energia, pois a água estava quente, e da merenda ela comeu. Graças a Deus minha filha não está sentindo nada”, comentou Elinete Rodrigues Moreira.

Os pais dos alunos estão revoltados com o ocorrido e exigem explicações da direção sobre o que de fato ocorreu, e qual as causas da intoxicação.

Fonte: www.correiocentral.com.br - fotos Edmilson Rodrigues

Leia Também