Correio Central
Voltar Notícia publicada em 27/03/2017

Condenado a 41 anos foge da Casa de Detenção de Ouro Preto usando corda de lençol, e escalando o muro dos fundos

Gilson está com tuberculose, ganhou direito de sair do fechado e dormir no semiaberto, aproveitou a situação para fugir da Casa de Detenção

Um preso considerado perigoso fugiu na noite de domingo (26) na Casa de Detenção de Ouro Preto do Oeste após escalar a parede do regime fechado, utilizar uma corda feita de lençol, conhecida por “Teresa”, e ganhar as ruas pelos fundos da unidade prisional, fugindo pela rua Rio de Janeiro.

Gilson Rodrigues Maria recebeu condenação total de 61 anos de prisão por todos os seus crimes, mas o condenado teve a pena comutada (reduzida) por bom comportamento para 41 anos, dois meses e 10 dias de reclusão, pelos crimes de Latrocínio tentado duas vezes (Artigos 157 c.c., parágrafo 3º), 33 (tráfico de drogas), 304 (falsificação de documentos) e 155 (furtos).

O detento tinha pena para cumprir até 2029 no regime fechado, mas como estava em tratamento de tuberculose, com autorização judicial ganhou o benefício de trabalhar no pátio da Casa de Detenção, e para dormir num dos albergues do semiaberto. Se aproveitando do benefício, o detento arquitetou a fuga e deu no pé.

Gilson teria fugido por volta de 22h10, e sua fuga foi percebida instante depois pelos agentes penitenciários que ouviram um barulho estranho. Ao fazerem a conferência de presos, notaram a falta do apenado.

Nas penas somadas, o apenado Gilson Rodrigues Maria tinha liquidação prevista em uma condenação para 13 de março de 2029, mas com direito a progressão para o regime semiaberto em outubro de 2019, e para o aberto em novembro de 2022, e ao livramento condicional em 24 de dezembro de 2020.  

Em outra condenação de Gilson, ele teria de cumprir pena até 26 de junho de 2028, com direito ao semiaberto em março de 2019, aberto em agosto e o livramento condicional em novembro de 2018.

Qualquer informação sobre o paradeiro do fugitivo pode ser repassada ao quartel da PM ou Delegacia de Polícia mais próxima.

 

Fonte: Por Edmilson Rodrigues

Leia Também