Correio Central
Voltar Notícia publicada em 23/12/2016

Agentes da Casa de Detenção de Ouro Preto apreendem celulares dentro de TV e impedem fuga de detentos

Uma mãe de 66 anos tentou entrar com TV e dois celulares dentro, outra mãe de 54 anos tentou entrar com um celular e dois presos tentaram fuga

Agentes penitenciários lotados na Casa de Detenção de Ouro Preto d’Oeste que trabalharam no plantão da manhã desta sexta-feira (23) antevéspera de Natal, dia de visitas, tiveram muito trabalho, primeiro ao apreenderem durante a revista dois celulares e quatro chips encaixados milimetricamente dentro de um televisor modelo Smart TV LED de 24 polegadas, que uma mãe pretendia entregar ao filho preso, e depois apreenderam um aparelho celular dentro das vestimentas de uma senhora que também faria visita ao filho encarcerado.

Mais tarde, dois detentos tentaram imprimir fuga de dentro da Casa de Detenção cavando um buraco da cela de triagem onde estavam pela parede da parte dos fundos da unidade prisional. Os presos que tentou fuga, Adriano Figueiredo e Josiel Muniz, detidos por suspeita de tráfico de drogas, foram transferidos para outra cela.

A mulher que foi flagrada com dois celulares desmontados dentro da TV na entrada da unidade prisional é M. R.R., 66 anos, e ela revelou aos agentes que seu filho, o detento Jurandir Jorge Rodrigues foi quem pediu para que ela levasse o aparelho para ele.

Com a senhora de iniciais M.C.P., 54 anos, mãe do detento Ronildo Pereira da Silva, condenado a oito anos e oito meses de cadeia, foi encontrado um celular marca Multilaser, de cor preta. As duas mães foram encaminhadas juntamente com os aparelhos para a Delegacia Civil para ser ladrado o boletim de ocorrência policial.

Os agentes ficaram impressionados com o trabalho que foi feito por quem desmontou o aparelho de TV para colocar no interior do aparelho os celulares desmontados, o que conota um claro flagrante que algum profissional da área de eletroeletrônico trabalhou a serviço do crime.

ESTRTUTURA PRECÁRIA

A Casa de Detenção de Ouro Preto do Oeste está com a estrutura ruindo, as paredes apodrecidas facilitam para que presos abram buracos rotineiramente, para tentarem fugas.

Construída para abrigar até 120 presos, hoje a unidade prisional da cidade conta com 220 homens e mulheres encarcerados em celas distribuídas por quatro pavilhões, e os agentes trabalham mais do que deviam, para cobrir a falta de efetivo.

Os agentes penitenciários reclamam da falta de estrutura, o que a cada dia torna o local mais inseguro, e em razão dessa situação as fugas têm ocorrido. “Embora algumas pessoas que não conhecem a realidade ridicularizam a gente, nosso trabalho é sério e ainda conseguimos fazer apreensões, mesmo sem condições”, desabafou um agente que pediu sigilo de seu nome.    

 


Fonte: Por Edmilson Rodrigues


Leia Também