Correio Central
Voltar Notícia publicada em 22/06/2019

Igreja Católica em Ouro Preto do Oeste celebra a tradição de Corpus Christi

Fiéis iniciaram o trabalho de confecção dos tapetes de pó de serra às 2 horas da madrugada do feriado de Corpus Christi.

A Igreja Católica celebrou na última quinta-feira (20) a solenidade de Corpus Christi, festa religiosa que tem por objetivo celebrar o Mistério da Eucaristia, o Sacramento do Sangue e Corpo de Cristo, programação que é realizada sempre 60 dias após o Domingo de Páscoa, revivendo a tradição de enfeitar as ruas que surgiu em Minas Gerais, na cidade de Ouro Preto.

 Os fiéis viraram a madrugada trabalhando na confecção de tapetes enfeitados com pó de serra com imagens bíblicas e devocional da Igreja Matriz na Praça Camaioni, e em trechos da Avenida Daniel Comboni até a Igreja da comunidade de São Francisco de Assis, significando o cuidado, o zelo, a dedicação que os católicos tem com a Eucaristia.

O Padre José Natal, pároco do Santuário de Nossa Senhora Aparecida em Ouro Preto do Oeste (RO), lembrou que durante a procissão, as pessoas vão meditando, refletindo, fazendo seu exame de consciência e pedindo perdão a Deus.   

“Nós católicos cremos que a Eucaristia é a presença real de Jesus e é o alimento ponto central da nossa fé católica, nossa fé cristã. E é nesse Santíssimo do Sacramento da Eucaristia, que é o próprio Senhor Jesus Cristo imolado e ressuscitado, está presente realmente presente nas aparências do pão e do vinho cheio do Espirito Santo, de Ressurreição, a ponto de cada um de nós exclamarmos que o Senhor e o próprio Espírito”.    

A Missa de Corpus Christi foi realizada pela primeira vez no período da manhã para que os tapetes fossem confeccionados durante a madrugada, evitando que os fiéis trabalhassem a produção das imagens sob o sol escaldante da tarde.

Trabalho de confecção das imagens começou as 2hs da madrugada

Padre Natal salientou o esforço e dedicação de todos que se envolveram no evento de quinta-feira. Foram mais de 15 dias de preparação para ajuntar o pó de serra e organizar a tintura, o sacerdote classificou como ato de generosidade dos fiéis de todas as comunidades católicas.

“Eu gostaria de estar aproveitando esse veículo de comunicação para estar agradecendo as pessoas envolvidas, foi impressionante o esforço de cada comunidade, de cada pessoa. Agradecer a prefeitura municipal na pessoa do nosso prefeito Vagno Panisoly que disponibilizou uma retroescavadeira, o caminhão caçamba e motoristas para limpar as ruas. Agradecer ao pessoal da Ciretran que garantiu a segurança nas ruas”, finalizou Padre Natal.   

Chegada da procissão foi na Igreja de São Francisco de Assis, no Bairro Nov Ouro Preto

Fonte: www.correiocentral.com.br

Leia Também