Correio Central
Voltar Notícia publicada em 18/04/2017

Falta de água em Ouro Preto ocorre por queima de bomba e do quadro de energia da estação; situação normaliza a meia noite

Bomba e quadro de energia queimaram e a quantia de água não sobe o suficiente para a caixa que armazena 2 milhões de litros de água

EDMILSON RODRIGUES - Desde a noite do último sábado, os cidadãos de Ouro Preto do Oeste que são abastecidos pelo sistema da Companhia de Água e Esgoto de Rondônia (CAERD), principalmente quem mora nas partes altas da cidade, começaram a sofrer com a falta de água nas torneiras e o caos se instalou em muitas residências, e em locais como a Delegacia Civil que não tem outro meio de abastecer as caixas.

As quedas de energia elétrica registradas no final da tarde de sábado, teriam causado a queima de equipamentos na estação de captação de água na Linha 37, conforme esclarecimento da estatal distribuidora de água.

O problema, segundo esclareceu Iran José Dantas Lima, Diretor Operacional da superintendência regional da companhia que abrange as regiões de Ouro Preto e Jaru, ocorreu devido à queima de uma caixa de óleo de uma das bombas instaladas na estação de tratamento no Rio Boa Vista, e foi agravado com a queima do quadro de distribuição das demais bombas.

O sistema que envia água captada no rio Boa Vista para o reservatório na cidade, com capacidade de armazenar até 2 milhões de litros, está funcionando com rede pressurizada, de maneira que muitos moradores, órgãos e autarquias públicas estão sem água. “Uma das bombas estourou a caixa de óleo e colocamos a reserva. Uma das quedas de energia que ocorreu no sábado queimou o quadro de comando que a aciona as bombas”, detalhou Iran.

Técnicos da Companhia deslocados de Porto Velho chegaram a Ouro Preto do Oeste na noite de segunda-feira, e na manhã desta terça um dos problemas, da queima do quadro de energia, será sanado, e a previsão é de que à meia noite de hoje o problema do racionamento começa a ser equacionado. “O quadro de energia é rápido para consertar, mas a bomba queimada teremos que levar para Porto Velho”, informou Iran Dantas.

COLUNA DE ÁGUA EM OURO PRETO SUPORTA ATÉ 2 MILHÕES DE LITROS DE ÁGUA

Fonte: www.correiocentral.com.br

Leia Também