Correio Central
Voltar Notícia publicada em 15/09/2015

Parto normal e humanizado é tema de palestra em Nova União

O encontro enfatizou a importância do parto normal para mãe e bebê. “No parto normal, o bebê nasce na hora certa; na cesariana não é bem assim” – explica Laodicéia.

A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsau), apresentou palestra destacando a importância do Parto Normal e Humanizado, na manhã desta segunda-feira, 14 de setembro. O evento, apresentado pela enfermeira Laodicéia Gonçalves Santos, gerente da Atenção Básica, foi realizado no Lar da Gestante. Cerca de 20 gestantes compareceram.

 

Dentro do preconizado pelo Programa Rede Cegonha, o pré-natal realizado em Nova União foca na orientação e acompanhamento das gestantes, além da realização de palestras periódicas. O encontro enfatizou a importância do parto normal para mãe e bebê. “No parto normal, o bebê nasce na hora certa; na cesariana não é bem assim” – explica Laodicéia.

 

De acordo com a enfermeira, na cesariana, muitas vezes a mulher é obrigada a ficar mais de 6 horas na mesma posição, fato extremamente desconfortável. Outra agravante, segundo Laodicéia, é o fato de que após a cesariana há mais demora em “descer” o leite, problema que raramente acontece no parto normal. Tanto no parto normal, como na cesariana, a paciente tem direito a um acompanhante, que poderá ser o marido, ou outro familiar mais próximo.

 

O tempo de recuperação da mulher é mais rápido após o parto normal. “Se tudo correr bem, logo a pós o parto a mamãe já está disposta e é capaz de caminhar, embora deva evitar esforço desnecessário” – diz o site http://saude.consultaclick.com.br/8390/mamae-e-bebe/saiba-quais-sao-as-diferencas-entre-parto-normal-e-cesariana.

 

Por outro lado na cesariana “a recuperação é mais lenta se comparado ao parto normal. A mamãe pode sentir dificuldade em se sentar, levantar, caminhar e fazer movimentos mais intensos” – informa o site já mencionado. O encontro foi encerrado com lanche saudável, acompanhado de fruta e sucos naturais.

 

Texto e Fotos: Anfrízio Santana

Leia Também