Correio Central
Voltar Notícia publicada em 21/08/2017

PROERD forma mais de 600 alunos de Escolas Municipais em Ouro Preto do Oeste no 1º semestre

PROERD complementa aprendizados e valores que os pais ensinam em casa, e serve de alicerce para a formação desses futuros cidadãos.

Na noite da última sexta-feira (18), 280 alunos de três Escolas Municipais da Estância Turística de Ouro Preto do Oeste participaram da formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência (PROERD), o evento foi realizado no templo sede da Igreja Assembleia de Deus Central, no Bairro Liberdade.

O evento contou com a presença do comandante da 3ª Cia OPO, capitão PM Edvaldo Elias, e de autoridades dos poderes públicos, educadores, pais e convidados.

A noite foi de festa para alunos que estudam o ensino fundamental nas Escola Municipais Benjamin Constant, do Jardim Aeroporto, Cora Coralina no Jardim Novo Estado e à Fernando de Azevedo, no Jardim Novo Horizonte. Somente neste primeiro semestre mais de 600 crianças e adolescentes foram formados pelo PROERD, de acordo com o monitor, o sargento PM Ronielli Chagas,

Segundo sargento Chagas, a previsão é a de que no segundo semestre o programa atenda mais em torno de 500 alunos da rede municipal. O Proerd estava paralisado em Ouro Preto do Oeste, mas neste ano a 3ª Companhia de Policiamento Ostensivo ainda sob o comando do capitão PM Bruno Costa disponibilizou dois instrutores ativos e uma de licença, que recebem o apoio dos instrutores do 2º BPM de Ji-Paraná. Sargento Chagas e o soldado Paulo Ribeiro de Souza são os responsáveis pelo programa.

O programa do PROERD, assim como a Guarda Mirim e o Bombeiro Mirim, foi paralisado no segundo período da gestão anterior, e no governo atual o prefeito Vagno Gonçalves Barros Pasinoly (PSDC) está estimulando as direções das escolas a se mobilizarem no sentido de envolver as crianças e adolescentes nessa indispensável iniciativa em parceria com a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiro Militar.

O trabalho do PROERD vem complementar aprendizados e valores que os pais ensinam em casa, e serve de alicerce para a formação desses futuros cidadãos. “Sabemos que muitos não têm essa oportunidade de ter o pai e a mãe presentes, e nem sempre as orientações corretas. Não lutamos só contra as drogas, mas pelos valores morais, éticos de maneira a formarmos cidadãos de bem, de caráter, respeito, e obediência as leis e a comunidade”, valoriza sargento Chagas.

 O ex-comandante da 3ª Cia, capitão PM Bruno Costa, resumiu em sua página na rede social do Facebook a importância do PROERD na sociedade atual. Com o passar dos anos aprendi que só prender bandido não têm resolvido o problema da criminalidade. E o Proerd tem um resultado excelente, pois trabalha na raiz da prevenção. Hoje admiro, respeito, valorizo o trabalho dos proerdianos.

Bruno Costa elogiou o trabalho executado pelo sargento Ronielli Chagas e o soldado Paulo Souza.  

Fonte: www.correiocentral.com.br - fotos Edmilson Rodrigues


Leia Também