Correio Central
Voltar Notícia publicada em 18/09/2018

Ouro Preto: catadores de material reciclável dão lição de cidadania no Dia Mundial da Limpeza

A Cooperativa de catadores conta com 24 famílias que trabalham no lixão separando lixo reciclável par reaproveitamento.

A Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Ouro Preto do Oeste (COOCARMARPO), em parceria com a Nova Visão empreendimento e a MFM Soluções Ambientais, promoveu no último sábado, Dia Mundial da Limpeza, a coleta de material reciclável no curso do canal do Igarapé Ouro Preto no centro da cidade em apoio ao movimento “Limpa Brasil”.

A coleta de material reciclável foi feita no canal do Igarapé Ouro Preto entre as avenidas Capitão Silvio Gonçalves de Farias e a avenida XV de Novembro, na Praça da liberdade.

Os catadores fizeram uma campanha de conscientização e distribuíram panfletos para os moradores das imediações, eles trabalharam até as 15h e encontraram pelo caminho muita sujeira em sacolas produzidas em residências e comércios, e recolheram até aves e ratos mortos.

Próximo das nascentes de água no curso do canal, os catadores encontraram fontes de água limpa e espécies de peixes resistindo a poluição que cai no curso do riacho de canos de esgoto.

A campanha visa mostrar que o material dispensado em sacolas deve ser separado para ampliar e facilitar a separação. “Na verdade, não é lixo. 99% são materiais que a gente separa para quando o gari passar e levar para o lixão a associação faz a separação”, orienta Gleisson Soares Rodrigues, tesoureiro da associação

Além das empresas Nova Visão e a MFM Soluções Ambientais, a Divisão de meio Ambiente da prefeitura da Estância Turística de Ouro Preto do Oeste auxilia a COOCARMARPO que já providenciou a documentação necessária para a instalação do galpão e da prensa para a cooperativa que é presidida pela catadora Maria Fernandes Vieira Camargo.


Fonte: www.correiocentral.com.br - fotos Edmilson Rodrigues

Leia Também