Correio Central
Voltar Notícia publicada em 30/07/2015

Lua Azul acontece nesta sexta-feira

Normalmente há 12 Luas Cheias em cada ano - uma em cada mês -, mas, quando acontecem 13 Luas Cheias em um único ano, que é o caso de 2015, acontece a chamada Lua Azul.

Neste ano, mais precisamente na sexta-feira, acontecerá a Lua Azul, fenômeno que acontece uma vez a cada 2 ou 3 anos. Apesar do nome, o satélite da Terra não mudará sua cor. 

 

Normalmente há 12 Luas Cheias em cada ano - uma em cada mês -, mas, quando acontecem 13 Luas Cheias em um único ano, que é o caso de 2015, acontece a chamada Lua Azul. 

 

O ciclo lunar dura 2.953 dias e o ano tem 365.24 dias, portanto, a Lua Cheia acontece 12.37 vezes em cada ano. Se existem 12 meses em cada ano, uma pequena fração de 0.37 se acumula, resultando em 13 destas luas a cada 2 ou 3 anos.

 

Houve uma Lua Cheia no dia 2 e agora acontecerá outra no dia 31. Esta última será a chamada de Lua Azul. 

 

É apenas um nome. A Lua só se torna verdadeiramente azul quando ocorre uma erupção vulcânica ou um grande incêndio. 

 

Em 1883, por exemplo, indonésios viam as Luas Azuis quase todas as noites, mesmo em outras fases (minguante e crescente) e isto aconteceu por conta do vulcão Krakatoa ter entrado em erupção com a força semelhante a uma bomba nuclear de 100 megatons. 

 

Plumas de cinza subiram para o topo da atmosfera da Terra e a Lua ganhou um disco azulado por muitos dias.

 

Isto porque algumas das plumas continham partículas do mesmo comprimento da onda de luz vermelha. Uma partícula deste tamanho dispersa raios desta cor, permitindo a passagem da luz azul.

 

Incêndios florestais podem fazer o mesmo truque. Um exemplo famoso é o grande incêndio de 1953 em Alberta, no Canadá. Nuvens de fumaça contendo gotículas de óleo das árvores do tamanho de 1 mícron criaram Luas Azuis por vários dias, visível desde a América do Norte até a Inglaterra. Até mesmo o Sol ganhou uma tonalidade diferente. Fonte: Band Notícias 

Leia Também