Correio Central
Voltar Notícia publicada em 01/09/2012

SEMECE recebe recurso direto do PAR

A administração cumpriu o Plano de Ações Articuladas e ganhou duas quadras poliesportivas, uma na escola Fernando de Azevedo (foto)

 Os resultados obtidos pela educação municipal resultam em mais recurso financeiro e apoio técnico do MEC direto para a Secretaria Municipal de Educação (Semece), que aderiu ao Plano de Ações Articuladas (Par) no plano de metas Todos Pela Educação para ser atingido entre 2008 e 2011, e vem cumprindo as etapas do compromisso firmado anteriormente.


A educação municipal já conquistou pelo Par duas quadras poliesportivas, em construção, 5 embarcações escolares para a zona rural e ônibus escolar  adaptado com elevador para cadeirante, 2090 carteiras escolares conjunto aluno, 19 aparelhos de ar de 36 mil btu’s, 25 lousas digitais.

“Temos R$ 1.505, 850 depositado na conta direto do MEC, ganhamos esses convênios por cumprimento de metas”, comemora Paulo Bicalho.


A dinâmica do Par se desenvolve em três etapas: o diagnostico da realidade da educação e a elaboração do plano são as primeiras etapas e estão na esfera do município/estado.

 

A terceira etapa é a análise técnica feita pela Secretaria de Educação Básica do MEC e pelo FNDE. Depois da análise técnica o Município assina um termo de cooperação com o MEC, do qual constam os programas aprovados e classificados segundo a prioridade municipal.   


A prestação de contas dos recursos do Par repassados pelo FNDE ao município é efetuada por meio de preenchimento de formulários próprios, seguindo as orientações do Manual de Assistência Financeira. Na prestação on line, assina o gestor da Educação, o engenheiro que acompanha a aplicação do recurso, e o prefeito também tem sua senha própria.

 

www.correiocentral.com.br

Leia Também