Correio Central
Voltar Notícia publicada em 21/08/2012

Médico cardiologista revela importância da fé nos tratamentos médicos em Congresso de Cuiabá

Médico revela importância da fé nos tratamentos médicos

Conferencia Magna “Medicina, Espiritualidade e Fé” do médico e professor dr. Domingo Marcolino Braile foi uma das mais concorridas durante o  16º Congresso de Cardiologia de Mato Grosso que aconteceu de 16 a 18 de agosto. O assunto envolveu o público que recebeu a mensagem de que “corpo e alma são um só e precisam ser tratados de forma igualitária”.

 Cardiologista, reconhecido internacionalmente por ser um dos 5 brasileiros a integrar o restrito quadro de especialistas da American Association for Thoracic Surgery (AATS) Braile possui vasta experiência no campo da Medicina. Durante sua palestra mostrou diversos estudos que apontam como a espiritualidade está presente na vida dos pacientes e como ela pode ajudar no tratamento.

 Ele destacou que o interesse na relação entre espiritualidade e tratamento de doenças aumentou nos últimos anos e estudos realizados por instituições internacionais apontam para redução da doença e melhoras no tratamento de 50% dos pacientes que prestam serviços religiosos. “Os médicos devem inclusive orientar os pacientes sobre a espiritualidade. “Não estou falando de religião e sim de espiritualidade. O médico é culto e ele precisa emitir amor e respeito ao paciente. Ele tem obrigação moral de orientar seus pacientes sobre a espiritualidade”, afirmou.

Braile lembrou que somente quando for possível medir a “energia psíquica” é que talvez possam aceita-la no mundo da ciência. Porém, apontou que alguns estudos já conseguem quantificar os resultados de como a fé e a espiritualidade agem nos pacientes.

 Como exemplo, dr. Braile descreveu  um grave problema de saúde pelo qual passou há alguns anos  e contou ter sentido a energia das preces das pessoas que gostavam dele e torciam pela sua cura. Então, ele percebeu a importância da fé para a cura. Além disso, conseguiu traçar um paralelo na boa relação que precisa existir entre o médico e o paciente para que assim o tratamento tenha resultados mais eficazes. “O médico é o agente que lida com o paciente na pior fase da vida, porque quando se perde a saúde não tem mais nada”, afirmou. Dr. Braile lembrou ainda,  que é necessário que o médico se informe sobre a história e a espiritualidade do paciente.

Segundo ele, o médico já nasce médico e é o responsável pelo bem estar médico, pisco e social do paciente. “Quem não nasceu médico deve largar a faculdade, que serve apenas para organizar o conhecimento, porque será um mau médico”, explicou.

O palestrante aconselhou os profissionais de saúde parafraseando Richard Bach, com a expressão “livre-se dos demônios da certeza, mantenham a mente aberta e tenham a humildade intelectual para aprender novos estudos”, alertou.

Encerrando a palestra, Braile citou a frase de Hipócrates: “A vida é curta, a arte é longa e o momento certo um instante”, para mostrar a importância de cada minuto da vida de um ser humano.

EM CUIABÁ

Na capital mato-grossense, um grupo de profissionais da saúde se organizou para avaliar os resultados das orações em pacientes e seguem uma rotina diária de visitar os doentes nos hospitais e em suas residências, após receberem alta, para avaliar as melhoras no tratamento.

CONGRESSO

O 16º Congresso de Cardiologia de Mato Grosso encerrou neste sábado (18) no Centro de Eventos do Pantanal depois de reunir mais de 200 profissionais de saúde entre cardiologistas, enfermeiros e fisioterapeutas em outros 3 eventos relacionados ao congresso ocorridos paralelamente : o Fórum da Sociedade Centro-Oeste de Cirurgia Cardiovascular, o 2º Simpósio de Fisioterapia em Cardiologia e o 2º Simpósio de Enfermagem em Cardiologia.

Da Assessoria com 24 horas news

Leia Também