Correio Central
Voltar Notícia publicada em 01/11/2012

Enem: o que pode e o que não pode na prova em 9 regras

Candidatos não podem chegar atrasados sob nenhuma justificativa. Lápis, borracha e óculos escuros são proibidos nas salas de exame.

Na reta final do Enem, detalhes fazem toda a diferença. Chegar 1 minuto atrasado ou esquecer o documento de identificação em casa são falhas imperdoáveis aos olhos do regulamento do exame e resultam na eliminação do candidato naquele dia de avaliação. Apesar de as regras serem conhecidas, não faltam estudantes que ano após ano incorrem nesses erros e desperdiçam um ano de dedicação. 

 

 

Calendário de orientações para a prova:


sexta-feira: orientações para os dias de prova

 

O psicólogo Alexandre Maia, autor do livro Preparo Emocional para Passar em Provas e Concursos, oferece uma instrução geral para evitar a desobediência ao regulamento. Uma vez que, nos dias de prova, a ansiedade aumenta significativamente, deve-se observar com antecedência as regras eliminatórias da prova. Assim, no sábado e no domingo, a cabeça do estudante fica livre para se preocupar com o que interessa: fazer um bom exame. Confira a seguir nove regras essenciais para os dias de prova: o que pode e o que não pode no Enem: 

 

1 - Nos dias de prova, os candidatos não podem se esquecer de levar um documento original com foto: ele será apresentado ao fiscal do exame para identificação. Cópias não são aceitas, mesmo as autenticadas em cartório. O estudante pode apresentar a cédula de identidade (RG), carteira de trabalho, certificado de reservista, passaporte ou carteira de habilitação, desde que esta não esteja vencida. Fique atento: não valem certidão de nascimento ou casamento, crachá de empresa, carteira de estudante, CPF ou título de eleitor. Em caso de perda ou roubo do documento de identificação, o participante deve apresentar um boletim de ocorrência registrado, no máximo, 90 dias antes da data da prova.

 

2 - A apresentação do cartão de confirmação é obrigatória para a realização do Enem. Entre os dias 10 e 25 de outubro, o Inep enviou a todos os inscritos o documento via correio. O cartão traz as informações pessoais do candidato, além de local das provas e opção de língua estrangeira (inglês ou espanhol). Quem não recebeu o cartão, pode obter uma cópia na página do Inep na internet.

 

3- O Enem começa às 13h, no horário oficial de Brasília. Os portões das escolas onde o exame será aplicado serão abertos às 12h, e fechados pontualmente na hora marcada. Atrasos não são tolerados sob nenhuma justificativa – nem atestado médico garante a entrada após as 13h. Todos os anos, centenas de jovens sofrem com o drama de se dedicar intensamente aos estudos e perder o exame devido ao atraso. Para evitar imprevistos, a recomendação é visitar o local da prova um dia antes e se programar para eventuais alterações no tráfego de veículos. É importante lembrar-se ainda que milhares de estudantes deixarão suas casas no mesmo horário: então, é provável que o trânsito até o local de prova seja intensificado no sábado e domingo. 

 

4 - Para evitar tentativas de cola, o edital do Enem é bastante rígido em relação ao material permitido dentro das salas de prova. Os estudantes devem utilizar apenas caneta esferográfica preta, fabricada de material transparente, para o preenchimento da redação e dos cartões de resposta. São vetados, portanto, canetas de qualquer outro material, além de lápis, lapiseira e borracha. Os estudantes não podem portar apostilas, livros e manuais. Antes do início da prova, os fiscais recolherão todos os dispositivos eletrônicos que estiverem com os candidatos, como calculadoras, tablets, gravadores e celulares. Para evitar excesso de bagagem, a recomendação é só levar o material essencial.

 

5 - Desde 2010, os alunos estão proibidos de entrar nas salas de prova portando relógio, seja digital ou analógico. Os fiscais são responsáveis por informar o tempo restante de prova - os estudantes podem questioná-los a respeito a qualquer momento. No sábado, os alunos têm 4h30 para responder a 90 questões, o que significa uma média de 3 minutos para cada item. No domingo, são 5h30 para a resolução de 90 questões e elaboração da redação. Nos dois dias, o tempo mínimo de permanência na sala é de 2 horas. Contudo, se o estudante quiser levar para a casa o caderno de questões, só poderá deixar o local 30 minutos antes do término do exame.

 

6 - Boné, chapéu, viseira, gorro e similares estão proibidos, assim como óculos escuros. Como os estudantes terão dois longos dias de provas pela frente, a recomendação é que vistam roupas confortáveis. Shorts, bermudas e chinelos estão autorizados e são boas opções para enfrentar o calor. 

 

7 - De acordo com o edital do Enem, é de responsabilidade do aluno a leitura e conferência dos dados registrados no cartão de respostas, na folha de redação, na lista de presença e em qualquer outro registro oficial do exame. Por isso, não se esqueça de assinalar no cartão de respostas a cor da prova que tem em mãos e de reproduzir a frase em destaque no caderno de questões. Sem esses dois itens, é inviável a correção do exame. Vale lembrar que qualquer irregularidade deve ser comunicada imediatamente ao fiscal da sala.

 

8 - Os critérios de correção da redação do Enem sofreram alterações neste ano, mas a quantidade mínima e máxima de linhas continua valendo. Os textos devem ter entre 8 e 30 linhas. Dessa forma, redações com sete linhas ou menos são consideradas insuficientes e não são sequer corrigidas pela banca examinadora, resultando na nota zero. Atenção também para o gênero textual pedido: dissertativo-argumentativo, ou seja, o candidato precisa analisar e debater a ideia proposta utilizando argumentos para justificar sua opinião. Narrações, poemas ou letras de música também rendem zero.

 

9 - Água e alimentos são permitidos pela organização do exame. Segundo a nutricionista Patrícia Frenhani, professora da PUC-Campinas, ficar mais de três horas em jejum pode deixar o raciocínio lento, além de provocar tonturas, o que, obviamente, prejudica o desempenho do aluno. Por isso, é imprescindível levar garrafas de água ou suco, além de alimentos de fácil manuseio, como frutas e barras de cereais.

 

Fonte: veja.abril.com.br

Leia Também