Correio Central
Voltar Notícia publicada em 17/04/2017

Nova rádio FM comercial de Ouro Preto do Oeste poderá ser ouvida em 100,7 MHz, e em breve estará no ar

Emissora pretende envolver a juventude, e tem o desafio de valorizar os profissionais da área de jornalismo da região

EDMILSON RODRIGUES - A população de Ouro Preto do Oeste e dos municípios da macrorregião terá como opção mais uma emissora de rádio comercial que brevemente irá operar na sintonia 100,7 Mhz (Mega-hertz), e será mais uma opção para gerar desenvolvimento e à propagação de anúncios de pequenas e médias empresas, institucionais etc.

A emissora pertence ao Sistema Norte Brasil de Comunicação LTDA, empresa de comunicação independente que venceu em 2012 a concorrência disputada com 14 concorrentes, resultado do processo de licitação de nº 012/2002-SSR/MC, que teve inicio no ano de 2001. O Decreto outorgando os direitos da emissora foi publicado em 2009.

Pelos direitos de exploração do serviço junto ao Ministério das Comunicações (MC) a empresa pagou a quantia de R$ 507.235,20 (quinhentos e sete mil e duzentos e trinta e cinco reais e vinte centavos).


A concorrência pela concessão da emissora de Ouro Preto do Oeste há 5 anos teve 15 concorrentes, entre os quais dois ex-prefeitos (Carlos Magno e Irandir Oliveira) e representantes de grupos de comunicação que atuam com radiodifusão em Rondônia.

Recentemente, afirmações dando conta que outro ex-prefeito que governou mais recentemente em parceria com um deputado federal de Jaru havia adquirido a concessão da nova emissora não procedem, conforme apurou a reportagem do Correio Central.

“A ideia que se tem é de funcionar em Ouro Preto uma rádio FM a serviço da sociedade e que realmente tenha papel fundamental de transmitir a verdade por todos os ângulos e, sobretudo, que trabalhe em projetos e atividades voltadas para a juventude e interaja com a população dos seis municípios da região. Outro desafio é valorizar os profissionais da área de jornalismo da região”, pontuou um dos prepostos da nova emissora de rádio comercial.

Segundo a Abert, a emissora de rádio seja ela aberta ou comunitária, tem o papel de voluntariamente divulgar campanhas de políticas sociais, de saúde pública, educação ambiental, segurança e trânsito e gerar mídia comercial.

Antigamente, até a década anterior, as emissoras de rádio em Rondônia davam para contar nos dedos da mão. Hoje, tornou-se um desafio para as emissoras de grupos de comunicação que pertencem a políticos e para as independentes se manterem-se no mercado, e atender a contento a sua clientela.

As emissoras que pertencem a políticos terão que adotar uma postura diferenciada, em razão da concorrência que entrou no mercado, das gigantes do País que podem ser ouvidas pela internet ou pela televisão, e das rádios web na internet e em sites.

As rádios AM, que utilizavam a faixa de Modulação em Amplitude, e tinham uma qualidade obsoleta, migraram para a Frequência Modulada (FM) e ganharam em qualidade de áudio, redução de custos operacionais e de manutenção, com aparelhos digitais, e também entraram nos tablets e celulares.

Em Ji-Paraná, por exemplo, a Ji-Paraná (88,9 Mhz) migrou para FM, mas a Rádio Alvorada (900, no ar desde a década 70, manteve a frequência AM (900). O município tem além dessas emissoras a Clube Cidade FM (93,7), a Rádio Antena Hit,s, e a Transamerica FM Hit,s (105,5) que estrategicamente foi instalada em Presidente Médici, e hoje supera as concorrentes em geração de sinal com abrangência nas regiões de Ji-Paraná, Cacoal, Ouro Preto do Oeste, Rolim de Moura e Jaru.

Os responsáveis pela nova emissora de Ouro Preto pretendem oferecer uma programação diferenciada, voltada para o público regional para ganhar audiência. “Além da concorrência com a vizinhança em Ji-Paraná, Jaru tem duas emissoras, Mirante da Serra duas, e Nova União e Vale do Paraíso têm rádios comunitárias. Temos a obrigação de oferecer algo diferente, senão seremos mais uma emissora”, sublinhou o representante da Empresa Sistema Norte Brasil de Comunicação LTDA.  

CURIOSIDADE

A Primeira transmissão radiofônica oficial no Brasil, em comemoração ao centenário da Independência, foi gerada em 1928. Em 1929 houve a fundação da primeira estação de rádio no país,  Rádio Sociedade do Rio de Janeiro.

Em 1985 a japonesa Sony desenvolveu um rádio do tamanho de um cartão de crédito. Fonte: Abert.  

IMAGEM DE ESTÚDIO DOS ANOS 20. FOTO WORDPRESS.COM

 

Fonte: www.correiocentral.com.br - foto estúdio: divulgação

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