Correio Central
Voltar Notícia publicada em 16/03/2017

FAZENDA DE GADO DE LEITE EM OURO PRETO INVESTE EM TECNOLOGIA E TECNIFICAÇÃO DA PRODUÇÃO

A Fazenda 7 Estrelas investe em tecnologia e mantém plantel top de linha; Rafael Bauer é parceiro do Banco do Brasil

A Fazenda 7 Estrelas, localizada na BR-364 a 10 quilômetros de Ouro Preto do Oeste, perto da balança do Dnit, administrada pelo jovem criador Rafael Bauer, dissemina gado de leite com genética apurada em todo o Estado de Rondônia e fornece gado para propriedades rurais no Acre. A fazenda tem uma renda considerável com a venda do leite de gado melhorado, e faz uso de tecnologia visando aprimorar a produção e a rentabilidade.

 

A propriedade rural de Bauer se destaca na região por manter um plantel de gado Girolando que é produto de ¾ de sangue holandês e ¼ de Gir. Enquanto em Rondônia a media de produção verificada é de 4,5 a 5 litros de leite com o gado mestiço normal na Fazenda 7 Estrelas a media das fêmeas é de 20 litros de leite por dia com o gado a pasto.

 

A matemática é positiva na Fazenda em todos os aspectos. No ano passado Rafael Bauer adquiriu um trator financiado pelo Banco do Brasil para produção de silagem para o gado. “Em um mês de produção de leite eu paguei o empréstimo de um ano, o investimento vale a pena”, comemora o criador. Este ano, Rafael investiu em mais tecnologia recorrendo de novo ao Banco do Brasil para adquirir mais equipamentos e tecnificar a produção.

O serviço de alimentar o gado com a ração complementar a base de silagem de milho ficou mais fácil, e Rafael executa sozinho o trabalho que demandava de cinco pessoas em aproximadamente 20 minutos. Ele pega o trator, com a pá carrega o vagão forrageiro, dirige até o cocho e despeja a mistura. “Antes, para fazer um serviço desse eu precisava tirar os vaqueiros da leiteria e o distribuidor de proteinados para me ajudar e parava todo o trabalho para dar a silagem pra o gado”, recorda-se.   

 

A Fazenda com 100 hectares vinha apresentando rendimento diário com 130 vacas produzindo 2.000 litros de leite por dia, em duas ordenhas, mas Rafael resolveu desfazer de parte do plantel e novamente recorreu ao BAnco do Brasil para criar um gado selecionado dentro de sua propriedade. A seleção da propriedade é feita com gado da melhor genética do Sul de Minas Gerais. “O gado é mais preto, mais escuro, segura leite mais tempo. Para o nosso clima é o gado que mais produz aqui por que aguenta o clima”, confirma Rafael, a eficiência.

 

Rafael adquiriu recentemente em Minas Gerais 200 novilhas inseminadas para melhorar o plantel e pretende produzir até 2.500 litros de leite dia. O criador está formando um plantel de novilhas 5/8 cruzando raças Girolando. “Os animais nascidos aqui têm 62,5% de holandês e 37,5% Gir. Essas novilhas que adquiri são filhas de vaca holandesa que produz 50 quilos (litros) de leite por dia em três ordenhas. É o gado mais produtivo da girolando, e produz de 20 a 22 litros de leite a pasto”, garante.

ADUBO ORGÂNICO

 

Na Fazenda 7 Estrelas foram construídas duas fossas para armazenamento de dejetos e esterco produzidos pelos bovinos no curral e nas ordenhadeiras, e a meta é construir uma chorumeira para produzir adubo a partir das fezes dos animais, e os resíduos serão transformados em insumo no sistema produtivo da propriedade.

Uma das fossas tem capacidade de 50 mil litros e a outra até 40 mil litros. Com esse projeto, Rafael espera fazer o aproveitamento integral e racional de recursos disponíveis na propriedade, e com auxilio de tecnologia produzir adubo para renovar com adubação as áreas de plantio de milho e de pastagens e vai plantar capim Mombaça. “Vamos instalar a chorumeira e adquirir o caminhão coletor de resíduos, e toda tecnologia que a gente tem disponível a gente vai empregar na fazenda”, aposta.

Fonte: Por Edmilson Rodrigues

Leia Também