Correio Central
Voltar Notícia publicada em 03/04/2017

7ª Ciretran e Decar Auto Peças reúnem mulheres no Workshop Tentações no Trânsito; evento foi um sucesso

PELO QUARTO ANO SEGUIDO A DECAR AUTO PEÇAS E A CIRETRAN DE OURO PRETO REÚNEM MULHERES NO WORKSHOW

O Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran - RO), através da Equipe de Trânsito da 7ª Circunscrição Regional de Trânsito (7ª Ciretran) de Ouro Preto do Oeste, em parceria com a Decar Auto Peças, promoveu na última quinta-feira ( 30/03), o Workshop para mulheres habilitadas com o tema “Tentações no Trânsito - Mulher no Volante, Prudência Constante”.

 

O Workshop foi promovido no Salão de Eventos do Santuário de Nossa Senhora Aparecida e reuniu público excepcional e distinto, e confirmou o sucesso dos anos anteriores, desde quando a Decar Auto Peças se uniu a equipe da Ciretran para realizar as atividades e experiências práticas de primeiros socorros, como lidar com problemas mecânicos, troca de pneu de veículos e outros tabus que permeiam o habitual ato de dirigir, como se fosse uma prerrogativa exclusiva do homem.

 

O workshop ofereceu uma palestra com a psicóloga Lenir de Souza Barros sobre as tentações no trânsito, e conhecimentos diversos sobre mecânica de automóvel; aula de Zumba distribuição de brindes e a atividade teve a participação de alunos do curso de Enfermagem da Faculdade Uneouro.  

 

A harmonia da equipe de trânsito da Ciretran e a disposição da equipe de profissionais da Decar, somado ao interesse das mulheres, faz desse evento promovido no mês do Dia Internacional da Mulher uma ferramenta para aprendizado importante sobre esse assunto, antes dominado exclusivamente pelos homens. Um número sempre superior a 100 mulheres se inscrevem todos os anos, na edição deste ano foram 150 participantes.

 

Para a jovem Nádia da Silva Souza, 21 anos, e participou do workshop, do mesmo modo que o homem às vezes não consegue realizar uma atividade comum para o sexo masculino, mas se destaca como um bom cozinheiro, a mulher também tem suas aptidões em áreas consideradas exclusivas do homem, como dirigir. Ela considera que a mulher sabe ser atenciosa ao volante e tem capacidade de observar as condições do carro.

 

Já Cristiane Martineli, 31 anos, há 11 habilitada, diz que em algumas situações se tornam complicadas para a mulher, mas o que é básico no veículo ela domina tranquilamente. “Eu acho que a mulher tem mais preocupação e presta mais atenção do que o homem”, opina.

 

Sirlene Carbonari Nascimento e Adinael Dorigo, que administram as unidades da Decar Auto Peças em Ouro Preto do Oeste, Mirante da Serra e Urupá, comemoram o sucesso da quarta edição dessa parceria com o Detran e a Ciretran local e dos resultados obtidos com a realização desses eventos. “Já tivemos caso de mulher que depois de participar do workshop e voltou a dirigir. Elas procuram a nossa equipe não apenas no evento para tirar dúvidas diversas, demonstrando o interesse em dominar situações adversas e casuais que possam ocorrer no veículo”, destaca Sirlene.

 

A equipe da Ciretran e da Decar agradeceram, ao final do evento, aos inúmeros colaboradores e parceiros do workshop que auxiliaram na composição da rede de apoio para as mulheres motoristas de Ouro Preto que têm interesse em evoluir para a sociedade viver em um trânsito harmônico e mais seguro.

TURMA DA FACULDADE UNEOURO ESTEVE PARTICIPANDO DO EVENTO DA DECAR E CIRETRAN

 

 

Fonte: www.correiocentral.com.br


Leia Também