Correio Central
Voltar Notícia publicada em 22/03/2017

Queda de raio mata mais de 40 bovinos na região de Ouro Preto do Oeste

Uma vala enorme é aberta no sítio para o gado ser enterrado; prejuízo com a morte dos bovinos é estimado em 50 mil reais

Mais de 40 bovinos da raça Nelore PO, pesando em media 12 arrobas cada, morreram na tarde da última segunda-feira (20) na região rural de Ouro Preto do Oeste após uma descarga elétrica provocada por queda de raio, em uma propriedade localizada numa vicinal da BR-364 sentido a Jaru, com acesso no Km 17.  

O prejuízo estimado com a morte dos bovinos é de aproximadamente R$ 50 mil.

O produtor, dono dos animais, comunicou o sinistro no escritório regional da Agência de Defesa Agrosilvopastoril de Rondônia ( Idaron) nesta quarta-feira (22) pela manhã, e a descarga aconteceu na segunda-feira à tarde, conforme apuraram técnicos que visitaram a propriedade e certificaram que os animais morreram eletrocutados, e também colheram informações com o vaqueiro que cuidava do gado.  

O número exato de animais mortos só será comunicado à Idaron para ser dada a baixa no cadastro do criador após os bovinos serem enterrados um a um, mas fiscais que estiveram na propriedade estimam que tenha em torno de 42 a 48 animais mortos debaixo de uma mangueira.

Queimar os animais é uma das alternativas, mas uma vala enorme está sendo aberta na propriedade para que os bovinos mortos possam ser enterrados, e após esse procedimento o produtor rural vai comunicar a quantidade exata.

Os animais mortos eletrocutados pelo raio não podem ser aproveitados para consumo porque com o choque o sangue coagula, não tornando possível realizar o processo de sangria para assegurar a qualidade da carne.

Técnicos da agência Idaron fizeram o alerta para a necessidade de procurar abrigo para os animais durante chuvas e fortes tempestades. Em momento de chuvas, geralmente os animais procuram abrigos debaixo de arvores próximos a cercas e currais, mas ficam expostos ao sinistro da natureza.  

BOVINOS SERÃO ENTERRADOS NUMA VALA NA PROPRIEDADE ONDE OCORREU A QUEDA DO RAIO

 

Fonte: Por Edmilson Rodrigues

Leia Também