Correio Central
Voltar Notícia publicada em 22/04/2014

Marcelino Tenório defende a criação do Funcacau em Rondônia

Nesta semana, a Ceplac estará completando 43 anos de instalação em Ouro Preto do Oeste, e o deputado ouro-pretense vai defender a proposta do Funcacau na audiência pública que vai ocorrer nas dependências da Estação Experimental na próxima sexta-feira

A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia promove no dia 25 de abril, próxima sexta-feira em Ouro Preto do Oeste uma audiência pública com a finalidade de tratar do tema “Introdução da Cacauicultura nas Políticas Públicas do Estado de Rondônia”.


O deputado Marcelino Tenório (PRP – Ouro Preto), vai propor na ocasião a criação do Funcacau fundo de recurso nos moldes do sistema de arrecadação que foi adotado no estado do Pará que será destinado para incrementar a cultura cacaueira no estado de Rondônia, e estimular novas plantações e pesquisas.


“Já estou com o projeto para entregar ao governador Confúcio Moura. Este é o momento. Eu estive a 40 dias atrás em Brasília na Câmara Setorial do Cacau, que agora terá um representante de Rondônia como membro permanente. Ouro Preto tem a Ceplac, a Embrapa, podemos retomar a cacauicultura”, estimula Marcelino.


Nesta semana, a Ceplac estará completando 43 anos de instalação em Ouro Preto do Oeste, e o deputado ouro-pretense vai defender a proposta do funcacau na audiência pública que vai ocorrer nas dependências da Estação Experimental, na BR-364, km 325, e terá a participação do diretor-geral da Ceplac Hélinton Rocha, de Brasília-DF.


Marcelino Tenório Também mencionou como positiva a posse do Cacildo Viana da Silva na superintendência da Ceplac  em Rondônia. “O Cacildo tem se esforçado muito para obtermos em Rondônia um preço mínimo para o cacau e pela união da Ceplac com a Embrapa que atua no campo da pesquisa, e está no mesmo caminho no segmento da cafeicultura”, finalizou.  


O deputado Marcelino Tenório assinou o requerimento solicitando a audiência pública, juntamente com o deputado José Eurípedes Lebrão (PTN). 

 

Fonte: www.correiocentral.com.br/Edmilson Rodrigues

Leia Também