Correio Central
Voltar Notícia publicada em 10/04/2015

Emater a MDA buscam melhorias na produtividade leiteira de Nova União

Os trabalhos estarão focados na gestão da propriedade, acompanhando e incentivando seu melhor desenvolvimento genético, a recuperação de pastagens e aumento da produção, entre muitas outras ações.

Na manhã desta quinta-feira (9), a Associação de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater) reuniu pecuaristas produtores de leite na Câmara Municipal de Nova União para tratar da Chamada Pública da Cadeia Produtiva do Leite, iniciativa oriunda de convênio da Emater com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). O prefeito José Silva marcou presença, juntamente com um expressivo grupo de produtores.

 

Pela Emater houve a participação de seu gerente local José Wagner Oliveira, dos extensionistas locais Enéas Andrade Barbosa e Thays Cândido Queiros; e da veterinária Flávia Ferreira da Costa Carvalho, da Emater de Ji-Paraná, coordenadora da ação no Território Central do Estado de Rondônia.

 

Entenda a Chamada Pública do Leite

Trata-se de uma iniciativa do MDA (à qual houve a adesão da Emater) cujo objetivo é o aumento da produtividade em chácaras, sítios e fazendas produtores de leite. Para que isto aconteça, a extensionista Thays vai coordenar as ações de atendimento a 40 pecuaristas de Nova União e a 20 do vizinho Município de Mirante da Serra. Os trabalhos estarão focados na gestão da propriedade, acompanhando e incentivando seu melhor desenvolvimento genético, a recuperação de pastagens e aumento da produção, entre muitas outras ações.

 

De acordo com a veterinária Flávia Ferreira, houve um levantamento das bacias leiteiras do estado com bom potencial e Nova União foi contemplada. “Neste programa vamos tratar também da logística para comercialização do leite e seus derivados” – informa a veterinária, acrescentando ainda que ao final dos três anos de ações do programa será imprescindível que tenha havido um ganho de produtividade. Ela conclui dizendo que “a Emater busca parcerias com entidades do setor produtivo de leite, associações, sindicatos, lideranças e autoridades locais durante as fases de implantação e desenvolvimento do programa”.

 

Texto e Fotos: Anfrízio Santana 

Leia Também