Correio Central
Voltar Notícia publicada em 20/12/2016

Em caso raro, vaca dá à luz três bezerros em Muniz Freire, no Espírito Santo

Nasceram duas fêmeas e um macho, o que é bastante curioso e raro, já que geralmente uma vaca costuma parir apenas um bezerro por gestação.

O nascimento de bezerros trigêmeos chamou a atenção em uma fazenda de Muniz Freire, no interior do Espírito Santo. O caso, que é raro, aconteceu na manhã desta segunda-feira (19). Segundo o produtor rural Eusébio Pancoto de 35 anos, nasceram duas fêmeas e um macho. Normalmente, uma vaca gera apenas um bezerro por gestação. 

O veterinário Guilherme Modenesi, do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), confirmou que casos assim são realmente raros. "A probabilidade de uma gestação desse tipo é de 0,3 a 0,9% ao ano. 

Apesar de ter trigêmeos na fazenda, o produtor rural não ficou muito animado, já que as fêmeas geradas em única placenta e ligadas por um único cordão umbilical não podem ter bezerros futuramente, já que, nestes casos, nascem estéreis.

"Graças a Deus nasceram bem e com saúde. Estão até grande demais para uma gestação de trigêmeos, mas o lucro do gado, geralmente vêm das fêmeas que criam e produzem leite, e não será o caso delas", explica.

O veterinário do Idaf explicou que as bezerras nascem estéreis, neste tipo de caso, porque elas têm os hormônios alterados pelos hormônios do bezerro macho, o que faz com que elas tenham os órgãos reprodutores pouco desenvolvidos.

Fonte: Gazeta Online


Leia Também