Correio Central
Voltar Notícia publicada em 08/09/2017

Colheita de inhame São Tomé gera emprego e renda no município de Nova União

Marcos Jhonata colhe sua segunda safra de inhame, as carretas bitrem têm como destino a cidade de Recife, no Pernambuco

A segunda safra de inhame da viariedade São Tomé do produtor rural Marcos de Jesus Jhonata, localizada na zona rural do município de Nova União, em uma vicinal do Assentamento Palmares, atingiu a expectativa e comprova a viabilidade de investimento na produção do tubérculo.  

Na última quarta-feira, dia 5, partiu da propriedade a primeira carreta com 32.5 toneladas de inhame, na quinta foi carregada outra carreta com 40 toneladas, e a produção de Jhonata tem como destino a cidade de Recife, no Pernambuco. 14 jovens trabalhadores que residem nas imediações estão envolvidos na fase de colheita.

A colheita de Jhonata este ano foi feita em 2.8 alqueires de terra, e a estimativa é de que sete caminhões com o produto sejam enviados para o Nordeste brasileiro. “Esse ano o preço não está bom, está triste pois estão pagando setenta centavos o quilo, e este meu inhame deu muito bom. Eu ainda tenho mais ou menos cinco caminhões para tirar da minha lavoura”, comemora.

Entre o final de 2015 e setembro 2016, Jhonata plantou inhame em quatro alqueires de terra e obteve uma colheita vantajosa, de quase 200 toneladas. Na fase de preparo do solo e plantio, o jovem produtor manteve de 15 a 18 diaristas ganhando R$ 70,00 por dia numa época que não tinha serviço no campo.

Os plantios de inhame e de cará se multiplicam na região de Ouro Preto do Oeste, e os pequenos produtores cobram mais apoio do poder público.  

O PRODUTO É DE BOA QUALIDADE E TEM BOA ACEITAÇÃO NO MERCADO

MARCOS SE ORGULHA DE GERAR TRABALHO E RENDA PARA JOVENS DO CAMPO

 

Fonte: www.correiocentral.com.br - fotos Edmilson Rodrigues

Leia Também