Correio Central
Voltar Notícia publicada em 09/07/2020

Pastor presidente da Assembleia de Deus em Mato Grosso morre de covid-19

Pastor liderou a Assembleia de Deus por quase 50 anos. O filho dele, também pastor, faleceu em decorrência do coronavírus na semana passada.

Morreu na manhã desta quarta-feira (08.07) o pastor presidente das Assembleias de Deus em Mato Grosso, Sebastião Rodrigues de Souza, de 89 anos.

Ele estava internado desde o final do mês de junho em um hospital particular de Cuiabá com covid-19. O filho dele, pastor  Rubens Siro de Souza, que era vice-presidente das Assembleias de Deus, faleceu em decorrência da mesma doença na semana passada.

Pastor Sebastião estava internado em uma Unidade de Terapia Intensiva, entubado, e com uma disfunção renal provocada pelo vírus mas sem necessidade de diálise. 

O pastor Sebastião liderou a Assembleia de Deus por quase 50 anos em Mato Grosso.

Esposa teve alta um dia antes

EMOCIONANTE: VÍDEO MOSTRA DESPEDIDA ENTRE O PASTOR E A ESPOSA

A esposa de Sebastião Rodrigues, Nilda de Paula, 90 anos, também esteve internada no mesmo hospital e recebeu alta nesta terça-feira (07.07). Eles eram casados há 70 anos. 

Para a família, a data de 7 de julho, quando ela teve alta, é especial pois completa 24 anos de fundação do Grande Templo, a maior igreja da denominação do mundo, localizado na Avenida Historiador Rubens de Mendonça (do CPA). O local tem capacidade para receber mais de 23 mil pessoas.

Biografia

Sebastião Rodrigues de Souza nasceu no dia 11 de agosto de 1931, na fazenda de seus avós maternos, próximo à cidade de Pirajuba (MG), onde permaneceu até seus 27 anos. Ele se casou com Nilda na cidade de Pirajuba, em 1949. Tiveram quatro filhos: Silas, Rubens, Silene e Abilio. O casal também tem 15 netos, 19 bisnetos e 3 trinetos.

O pastor Sebastião Rodrigues foi enviado para Cuiabá em 12 de dezembro de 1974 para assumir a liderança da igreja Assembleias de Deus na capital mato-grossense. Na época, Cuiabá e Várzea Grande tinham, juntas, apenas sete igrejas. Hoje já somam 2 mil em todo o Estado, com mais de 150 mil fiéis.

Foi com o pastor Sebastião à frente da Assembleia que foi construído o Grande Templo, na Avenida Historiador Rubens de Mendonça. A construção, maior marco da Igreja Assembleia de Deus no Estado, comporta 22,5 mil pessoas sentadas, tem estacionamento com mil vagas, além de ter uma Escola de Ensino Fundamental e Médio com capacidade para 1,5 mil alunos, a rádio Nazareno FM 107.9MHz e a Livraria Cantares de Salomão.

O pastor também era presidente da Convenção Estadual das Assembleia de Deus do Estado de Mato Grosso e vice-presidente da Convenção Geral das Assembleias de Deus do Brasil.

Cultos suspensos

Apesar do decreto feito pelo presidente Jair Bolsonaro, de que igrejas são consideradas serviços essenciais, a Assembleia de Deus decidiu suspender todas as atividades religiosas até o dia 15 de julho.

Luto oficial no Estado e em Cuiabá

O governador Mauro Mendes anunciou, por meio de sua assessoria, que vai decretar luto oficial de três dias pela morte do pastor Sebastião Rodrigues de Souza.

Tinha por ele uma grande admiração pelo líder e homem de Deus que ele sempre foi. Sua igreja e a sua fé permanecerão vivos para sempre. Eu e minha esposa Virginia Mendes estamos em oração para que Deus conforte o coração dos familiares, amigos e dos milhares de fiéis”, afirmou o governador Mauro Mendes.

O prefeito Emanuel Pinheiro também emitiu uma nota à imprensa manifestando pesar pela morte do pastor. Emanuel decretou luto oficial de três dias no município de Cuiabá.

“Uma grande perda para a sociedade cuiabana, para Mato Grosso. Que Deus conforte o coração da família e dos irmãos da Assembleia de Deus que perderam seus dois líderes nesta última semana”, declarou o prefeito de Cuiabá.

Fonte: pnbonline

Leia Também