Correio Central
Voltar Notícia publicada em 09/05/2020

Erro no sistema divulga 13 casos de Covid-19 em Ouro Preto do Oeste; são 12

Erro no sistema de transmissão de informações para Agevisa alterou o número de casos, mas será corrigido.

O número de pessoas que foram infectadas em Ouro Preto do Oeste desde o início da pandemia do novo coronavírus é de 12 pacientes até o final da noite desta sexta-feira (08), e não 13 casos como foi publicado no boletim nº 53, divulgado ontem à noite pela Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa) e a Secretaria de Estado da Saúde – Sesau – RO.

No quadro atual, há oito exames coletados no HM de pacientes com sintomas gripais que foram enviados para o Laboratório Central de Saúde Pública de Rondônia (Lacen) aguardando resultado, e no boletim de hoje a tarde o número de casos pode aumentar.

Um erro de digitação no sistema de informações elevou o número de 12 para 13, mas na verdade a cidade de Ouro Preto do Oeste continua com 12 registros de Covid-19 com seis pacientes completamente curados, e quatro dos outros seis casos, de pacientes ainda em tratamento, são de pessoas que não realizaram exame, e entraram na conta como caso clínico epidemiológico.

A prefeitura e Secretaria Municipal de Saúde informaram que o último caso da paciente de 24 anos que reside em uma propriedade rural da RO-470 (linha 200) envolveu o isolamento de nove pessoas que moram em três casas no sítio e tiveram contato com a paciente. Todos os nove estão sem sintomas, isolados e em quarentena absoluta.

Quanto ao rapaz de 26 anos que também recebeu a confirmação de contaminação por Covid-19, a mãe e a irmã realizaram o teste rápido e deu negativo. Os funcionários da clínica onde ele trabalha também testaram negativo para Covid-19.  

Ontem, tão logo saiu o boletim da Agevisa a redação do site Correio Central começou a receber questionamentos sobre qual era o 13º caso. Em contato com a reportagem, o Secretário de Saúde Cristiano Ramos Pereira informou que entrou em contato com o secretário de Estado da Saúde Fernando Máximo solicitando a correção da informação.

JARU ULTRAPASSA OURO PRETO DO OESTE

As informações do Boletim 53 da Agevisa de ontem revelam que Ouro Preto do Oeste, com 12 casos, foi superado por Jaru que agora tem 16 pessoas infectadas pelo novo coronavírus.

O município de Urupá é o quarto em Rondônia com o maior número de infectados. Ontem, a cidade de urupá atingiu 20 infectados pelo novo coronavírus. Urupá só fica atrás de Ji-Paraná (47 casos), Ariquemes (120 casos) e Porto Velho que tem 932 registros de Covid-19.  

 

Fonte: www.correiocentral.com.br

Leia Também