Correio Central
Voltar Notícia publicada em 01/07/2020

Comércio em Ouro Preto do Oeste continua aberto; Laerte Gomes apoia prefeitos do interior

Prefeito disse que não vai editar outro Decreto, o comércio vai funcionar normalmente. Presidente da Assembleia Legislativa apoia os prefeitos do interior.

O prefeito Vagno Gonçalves Barros, o Vagno Panisoly” (MDB) assegurou na noite desta terça-feira que não vai editar novo decreto seguindo a Portaria do governo do Estado, que determina o fechamento parcial de algumas atividades a partir desta quarta-feira, 01 de julho, que enquadra o município de Ouro Preto do Oeste a aderir ao “Sistema de Distanciamento Social Controlado”, para fins de prevenção ao coronavírus – covid-19.

Vagno Panisoly que será o entrevistado de hoje no programa de jornalismo da Rádio Rondônia, a partir das 8hs, garantiu a reportagem do Correio Central que não vai tomar à medida que o governo recomenda por entender que cada município tem sua forma de controle, e Ouro Preto do Oeste tem feito a sua parte. “O decreto municipal continua valendo, não precisa a prefeitura editar outro decreto, inclusive eu comuniquei ontem o presidente da Associação Comercial sobre a manutenção de todas as atividades comerciais.

O prefeito só acrescentou que para impedir o aumento de casos de coronavírus no município é necessária uma fiscalização com forças policiais, pois recebeu reclamações que jovens e pessoas de outras cidades estão vindo para Ouro Preto do Oeste aos finais de semana e socializando com pessoas em vias públicas.

“Não adianta os bares fazerem a sua parte se a rua estiver fora de controle”, pontuou o prefeito que não está sozinho nessa decisão tomada pelo governo sem nenhum diálogo prévio com os prefeitos do interior.   

LAERTE GOMES É CONTRA FECHAMENTO DO COMÉRCIO DO INTERIOR DO ESTADO

O deputado estadual Laerte Gomes, presidente da Assembleia Legislativa do Estado (ALE/RO) também é contra o fechamento do comércio nos municípios do interior e manifestou seu posicionamento na noite de ontem. 

Laerte Gomes disse considerar um absurdo que o comércio do interior tenha que ser fechado devido ao decreto assinado pelo Governo. Para ele, se for necessário as lojas devem ser fechadas em Porto Velho, mas não existe razão para que os demais municípios sejam penalizados pela medida.

“Se o número de casos de covid-19 está alto na capital, fecha-se o comércio de Porto Velho. Mas qual a razão para fechar as lojas em Rondônia? É que existem somente duas macrorregiões, a capital e o interior. O Estado deveria ser dividido em pelo menos cinco macrorregiões, pois o interior é muito grande”, disse o parlamentar.

Laerte Gomes citou o caso dos empresários de Ji-Paraná, que passam por uma grande dificuldade. As lojas foram autorizadas a abrir recentemente e agora devem ser fechadas novamente, prejudicando comerciantes e colocando em risco uma grande quantidade de empregos.

De acordo com o presidente, o Estado precisa oferecer à população a estrutura necessária para o tratamento do covid-19, contratando leitos de UTI de hospitais particulares, se for o caso. “Se precisar confiscar, confisque, mas não vamos deixar o comércio pagar essa conta, porque os empresários já foram por demais penalizados”, destacou.

Segundo publicação da assessoria da ALE, Laerte Gomes disse que nos municípios onde a pandemia do coronavírus está sob controle é necessário investir em medidas preventivas, como a exigência de que funcionários e clientes utilizem álcool em gel e máscaras para evitar a contaminação. “Fechar lojas é uma medida extrema”, afirmou.

O presidente adiantou que este é o momento de os prefeitos do interior tomarem uma posição diante desta crise. “É preciso ter a coragem de se expor, mantendo o comércio aberto dentro das normas de segurança. O prefeito é a autoridade na cidade para decidir o que deve ser feito”, finalizou.

PRESIDENTE LAERTE APOIA DECISÃ DO PREFEITO VAGNO PANISOLY, DE OURO PRETO DO OESTE, A PREFEITA GLAUCIONE, DE CACOAL E AUTORIDADES MUNICIPAIS DE JI-PARANÁ TAMBÉM CONSTESTARAM A PORTARIA DO GOVERNO DO ESTADO. 

 

Fonte: www.correiocentral.com.br

Leia Também