Correio Central
Voltar Notícia publicada em 09/03/2020

Aplicativo da Sefin monitora preços dos combustíveis para informar consumidor em Rondônia

Pelos dados apurados pela Sefin, enquanto os preços dos combustíveis nas distribuidoras caíram, ao contrário, nas bombas, eles aumentaram.

perado em Rondônia pela Secretaria de Estado de Finanças (Sefin), o aplicativo “Menor Preço Brasil” promete fazer (ou já está fazendo) uma revolução na relação entre consumidores e donos de postos de combustíveis, demonstrando a tantos quanto interessam a relação dos preços nos postos, definindo os melhores e os piores para o bolso, possibilitando ao consumidor escolher bem na hora de encher o tanque do carro.

Entusiasta da iniciativa, o titular da Sefin, auditor Luis Fernando Pereira da Silva, disse que este é um sistema de apoio e em defesa do consumidor e de incentivo à livre e leal concorrência, eis que o aplicativo define num raio de cerca de sete quilômetros a relação de postos existentes, endereços e os preços que cada um pratica, cabendo, por fim, ao consumidor optar por aquele que melhor atende à sua necessidade. “Para baixar o aplicativo gratuitamente, basta acessar a loja virtual de aplicativos do seu celular (Apple Store da Apple e no Play Store do Android). Assim que o mesmo for instalado, já será possível consultar o preço de produtos, pelo código de barras ou descrição e navegar com esse objetivo”, disse destacando que qualquer pessoa pode ter acesso ao aplicativo e usufruir de seus benefícios.

O secretário Luis Fernando demonstrou como baixar o aplicativo que pode ser usado para monitorar preços de outros produtos

Um dado importante para a manutenção em dia dos dados do aplicativo, segundo o secretário, é a exigência da Nota Fiscal na hora de abastecer o carro, visto que a informação relativa aos preços da nota é que alimenta o banco de dados da plataforma. Assim que a nota fiscal é emitida, o valor do produto é carregado para o aplicativo e os preços são atualizados em tempo real. Ele explicou que, na verdade, o App Menor Preço pode ser utilizado para pesquisa de outros produtos, mas no caso da plataforma rondoniense foi criado um ícone específico sobre os combustíveis, bastando, por conseguinte, que o consumidor clique no ícone, navegue e faça suas opções de compra.

Luis Fernando explicou também que o módulo rondoniense do App, na verdade, foi lançado em setembro do ano passado, durante a 174ª Reunião do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), realizada em Recife, e a partir daí a própria concepção do aplicativo evoluiu, resultando na adesão do Estado de Rondônia, como instrumento de gestão em apoio à população na busca pelo equilíbrio dos preços dos combustíveis no Estado, e contra ao abuso e cartelização.

ABUSO NOS PREÇOS DOS COMBUSTÍVEIS

Pelos dados apurados pela Sefin, enquanto os preços dos combustíveis nas distribuidoras caíram, ao contrário, nas bombas, eles aumentaram

Ao justificar a necessidade da produção de meios ou alternativas para o equilíbrio dos preços dos combustíveis, Luis Fernando apresentou um estudo produzido pela Sefin, detalhado em gráfico, sobre o comportamento dos preços dos combustíveis de 01 de janeiro a 03 de março deste ano, para demonstrar o abuso das empresas do setor, que mesmo sendo livres para definir seus preços, atuaram no estado de Rondônia de modo contrário à situação do mercado. Pelo gráfico é possível notar que no período avaliado houve uma ligeira queda nos preços nas distribuidoras, enquanto se observa o contrário com os preços para o consumidor final, onde as bombas registraram um aumento considerável no preço dos combustíveis.

Para o secretário de Finanças este é mais um passo em direção às inovações que melhoram a vida do contribuinte de Rondônia orientado pelo governador Marcos Rocha, mas cabe ao consumidor a adoção das medidas (baixar o aplicativo) para fazer jus aos benefícios.



Texto: Cleuber Rodrigues Pereira
Fotos: Daiane Mendonça

Fonte: SECOM - GOVERNO DE RONDÔNIA

Leia Também