Correio Central
Voltar Notícia publicada em 15/09/2020

Saiba se você poderá ser multado por imagens das câmeras em Ouro Preto do Oeste

Não é o objetivo multar, mas as câmeras irão ajudar a PM a organizar melhor o trânsito nas ruas de Ouro Preto do Oeste.

Sorria! Você está sendo filmado. E muito bem filmado. Com as câmeras, a PM monitora condutores de veículo e de moto que têm hábitos como falar ao celular dirigindo ou pilotando, sem cinto de segurança; os motociclistas que colocam criança à frente do assento colocando-as em risco, ou pais que deixam a criança em pé no banco da frente do carro são flagrados pelo ultramoderno sistema de câmeras instaladas na cidade.

“Se o carro frear bruscamente essa criança está a poucos centímetros do para-brisa pode bater com a cabeça no vidro, dependendo do impacto pode lesionar ou até quebrar o pescoço. Como ficaria um pai e sua família se uma fatalidade dessa viesse a acontecer?”, alerta um policial militar que atua na área de trânsito da cidade.

 Condutores de veículos e motos que estacionam em local com placa de “proibido estacionar”, e que cortam volta na contramão por vias de mão única idem. A PM já está emitindo multa para quem comete infração de trânsito e indivíduos que circulam sem capacete. A multa vai checar ao proprietário do veículo. Quem costuma dar meia volta pela passarela de pedestres em frente o Irmãos Gonçalves de carro ou moto dá de frente com a câmera e certamentre será multado.

Onde há placas de proibido costumam estacionar carros e motos, a PM irá enviar a multa para o proprietário da placa

A corporação da Polícia Militar informa que este não é o objetivo do trabalho com emprego das câmeras de videomonitoramento, mas as imagens vão auxiliar a identificar condutores de veículos e moto “desonestos” no trânsito que prejudica quem anda corretamente.

O comportamento de entregadores delivery, de água, gás, mototaxistas, e taxistas que entram na contramão para chegar mais rápido ao endereço do passageiro, agora é observado do quartel da Polícia Militar.   

As câmeras não vão ser utilizadas, por exemplo, para identificar veículos com documentação vencida. Porém, no caso de veículo que estiver com restrição de furto/roubo ou alguma pendência judicial e for identificado pelas câmeras, a PM vai entrar em ação.

Local onde se concentra o maior número de veículos e motos mal estacionados é no trecho da XV de Novembro com a BR-364; veículos ficam estacionados na calçada onde deveriam circular apenas pedestres

A primeira fase do projeto de instalação de câmeras de videomonitoramento na cidade de Ouro Preto do Oeste (RO) já reduziu a presença de criminosos de outras cidades, as duas entradas da cidade e as principais avenidas estão sendo vigiadas 24 horas gravando quem sai e quem chega no perímetro urbano.

Veículos que sobem para o morro Chico Mendes também são registrados.

Câmera voltada para a Avenida Duque de Caxias, na esquina com a Rua Getúlio Vargas, no Bairro Liberdade

Câmera voltada para o Colina Park, no cruzamento da Gonçalves Dias com a Capitão Sílvio Gonçalves de Farias

Na mesma haste, câmera voltada para a entrada do Jardim Aeroporto, on Bairro Bela Floresta

 

Fonte: www.correiocentral.com.br

Leia Também