Correio Central
Voltar Notícia publicada em 30/12/2019

Ladrão de velhinhos volta a fazer vítimas em Ouro Preto do Oeste; 3 idosos foram lesados

Uma das vítimas perdeu 4 mil reais. A polícia pede que familaires alertem os idosos para não abrir a casa para qualquer pessoa.

A Polícia Civil de Ouro Preto do Oeste investiga três crimes de estelionato contra pessoas da terceira idade, as ocorrências de crimes de estelionato e furto contra idosos foram registrados na última semana na Delegacia de Polícia Civil.

Uma das vítimas, foi lesada em R$ 4.000,00 ao abrir a porta de sua residência para o criminoso. Em outro caso, o elemento ganhou a confiança da vítima que mora sozinha, e pediu dinheiro emprestado, claramente sem a intenção de devolver.

A polícia orienta que familiares de idosos que moram sozinhos, e são vulneráveis a ação de criminosos que praticam estelionato e furtos dessa natureza, que os oriente a não abrir a porta de casa para estranho ou indivíduos que se apresentem como bom moço, e na primeira oportunidade cometem o delito.

Em abril do ano passado, a Polícia Militar de Nova União conseguiu prender um golpista de 34 anos especialista em praticar golpes contra idosos nas regiões de Jaru e Ouro Preto do Oeste.

Na ocasião, ele enganou uma vítima, de 72 anos de idade na Linha 24 da RO-470, e outro ancião de 80 anos na cidade de Nova União. O idoso abriu a porta de sua casa como gesto de boa vontade para fornecer uma informação ou dar um copo de água, e acabou tendo furtada a quantia de R$ 5.000,00 que ele tinha na sua residência.

A maioria são idosos e idosas, pessoas simples que residem na área rural, e geralmente não se negam em abrir a porta de suas casas para dar um copo de água, ou fornecer uma informação.

Segundo a polícia, o acusado preso em abril que já foi solto pela Justiça, usava justamente a boa-fé e a humildade de suas vítimas para subtrair dinheiro ou algum patrimônio da moradia. O acusado surgia na residência, primeiro pedia água e criava uma desculpa, entre as muitas que inventou no rastro de furtos que ele é acusado de ter cometido.

Em 2015 o Código Penal brasileiro sofreu nova alteração para punir com mais rigor quem comete crime de estelionato contra idoso. A Lei nº 13.228/2015, acrescentou um parágrafo ao artigo 171 com a seguinte redação: Estelionato contra idoso § 4º Aplica-se a pena em dobro se o crime for cometido contra idoso.

Considerando que em abril de 2018 um estelionatário contumaz foi preso e já se encontra solto, esse novo dispositivo em Lei não surtiu efeito na prática.

 

Fonte: www.correiocenrtal.com.br

Leia Também