Correio Central
Voltar Notícia publicada em 04/08/2020

Folgado: venezuelano é levado pela 2ª vez de Ouro Preto do Oeste pela SEMAS

O venezuelano já fez a SEMAS levá-lo a Jaru como se fosse em um passeio, pois retornou no mesmo veículo para Ouro Preto do Oeste.

O venezuelano de 28 anos, que na terça-feira da semana passada (28/07) arremessou uma pedra enorme contra a porta de vidro da Unidade Integrada de Segurança Pública (UNISP) de Ouro Preto do Oeste, é tido como agressivo, ofensivo por xingar palavrões grosseiros contra assistentes sociais da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS).

Ele arremessou uma pedra de 1 quilo contra a porta de vidro da Delegacia Civil, tinha outras duas pedras às mãos, mas foi detido por um policial antes que repetisse o ato.

Pela segunda vez, a SEMAS através do Centro de Referência de Assistência Social (CREAS) encaminhou o venezuelano Ramon Antonio Hernandez Lopes, natural de Sucre, ao destino que ele escolheu, adquirindo uma passagem de ônibus para ele ir para Porto Velho, onde alega ter uma comunidade de venezuelanos e juntos pretendem retornar ao seu país.

Acontece que ele deu esse mesmo argumento a última vez que a SEMAS tentou encaminhá-lo para Jaru, cidade onde ele disse que pretendia ficar. Um veículo foi abastecido e o motorista da SEMAS viajou com o venezuelano, mas em Jaru ele exigiu que o condutor ficasse perambulando por vários locais da cidade.

Após várias horas o motorista informou que ia retornar para Ouro Preto do Oeste e o venezuelano veio de volta. Na verdade, ele deu um passeio com o veículo social da prefeitura, ocupando o precioso tempo dos agentes do CREAS.

“Eu não duvido nada que esse venezuelano vai voltar pra Ouro Preto, ele é complicado, as pessoas têm medo dele porque ele é violento. Demonstra ter muito conhecimento, e ao mesmo tempo expressa violência, fala palavrão”, relatou à reportagem uma agente da SEMAS.

Caso o venezuelano retorne a Ouro Preto do Oeste e pratique atos semelhantes aos que foram relatados na cidade, bom seria a polícia enquadrá-lo e pedir a sua prisão, tendo em vista que o perfil do indivíduo é um risco para a sociedade local.

ELES SÃO LEVADOS E RETORNAM À CIDADE

Em março, a prefeitura através da SEMAS em uma ação conjunta com a Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e a Secretaria Municipal de Saúde (SEMSAU), conduziram os moradores de rua para a Delegacia Civil, todos foram identificados e foi oferecido passagens para eles retornarem para suas cidades de origem.

Houve morador que foi até para Belo Horizonte com passagem e recurso social, mas muitos dos que são de Rondônia e residem em cidades como Ariquemes, Colorado do Oeste, Jaru e Rolim de Moura, por exemplo, retornaram para Ouro Preto do Oeste.

MORADORES DE RUA SÃO CADA VEZ EM MAIOR NÚMERO EM OURO PRETO DO OESTE, PRINCIPALMENTE DEPOIS DO INÍCIO DA PANDEMIA DO CORONAVÍRUS. 

Fonte: www.correiocentral.com.br

Leia Também