Correio Central
Voltar Notícia publicada em 05/12/2019

Diocese afasta padres acusados de fazer sexo com garoto em MT

Caso de estupro e assédio sexual que envolvem dos dois padres católicos , o padre Thiago Silveira Barros e o padre Jhonatha Almeida da Silva.

A Diocese de Rondonópolis (220 km de Cuiabá) divulgou uma nota, nessa terça-feira (3), informando que afastou dois padres que estão sendo investigados pela suspeita de abusar sexualmente de adolescentes.

O caso veio à tona em 11 de novembro, quando a tia de uma das vítimas procurou a Polícia Civil para fazer a denúncia. No dia 19 do mesmo mês, a administração tomou a decisão de desligar os denunciados.

Na nota, a Diocese ainda afirmou que instaurou uma investigação interna para apurar as denúncias.

No dia da acusação, a tia tinha ido ao confessionário pedir auxílio, no entanto foi surpreendida quando o padre perguntou pelo seu sobrinho, de 17 anos. Ela ficou desconfiada e procurou o garoto para conversar.

O adolescente, então, revelou a existência de um esquema de abusos de menores praticados por dois padres durante anos, no qual ele teria sido vítima.

Segundo o garoto, ele teria procurado o acusado por ter se sentido culpado ao ter um relacionamento com um colega quando tinha 13 anos, em setembro de 2015.

O padre, então, teria se aproveitado da situação e começado a se aproximar do menino. Com o passar do tempo, o denunciado passou a pedir fotos do menor sem roupa.

Pouco tempo depois, o sacerdote começou a pagar refeições e dar dinheiro ao adolescente como uma forma de conquista-lo.

Certo dia, o acusado teria levado a vítima para a casa da avó e teve relações sexuais com o menino, ainda com 13 anos.

Além disso, o garoto disse que chegou a ser estuprado junto com um coroinha pelo padre. Na ocasião, o sacerdote teria dito que já teve relações sexuais com mais um coroinha.

Esta terceira vítima teria tentado denunciar o homem, mas seu silêncio foi comprado por um celular novo.

O menor também revelou que o homem deu seu número de celular para outro padre, com quem também teve encontros sexuais aos 15 anos.

Os abusos duraram anos, mas no dia 29 de julho deste ano o adolescente contou que tentou romper com o sacerdote. No entanto, o padre não aceitou e ainda o estuprou. Ao final do ato, o suspeito deu R$ 50 ao garoto.

Os dois padres são investigados por estupro de vulnerável, aliciamento, assédio, favorecimento de prostituição e exploração sexual de menores. Por BIANCA FUJIMORI. Foto padres: marretaurgente

Leia a nota da Diocese na íntegra:

A Diocese de Rondonópolis-Guiratinga, tomando ciência de possíveis afrontas às Leis da Disciplina Sagrada, supostamente praticadas por padres atuantes em sua circunscrição eclesiástica, imediatamente, tomou medidas a fim de resguardar os direitos de todas as partes envolvidas e afastou, de forma preliminar, no dia dezenove de novembro de dois mil e dezenove, os presbíteros envolvidos de suas atividades ministeriais, também dando início ao procedimento canônico investigatório visando apurar se a denúncia ofertada tem fundamento.

A Diocese de Rondonópolis-Guiratinga reforça seu compromisso com a Palavra de Deus e com os fiéis, cumprindo o bem e empenhando-se na busca da justiça e da verdade.

Fonte: Mídianews

Leia Também