Correio Central
Voltar Notícia publicada em 17/05/2019

Contas de WhatsApp são clonadas em Ouro Preto do Oeste e golpistas enganam credores e devedores

Golpista hackeia a conta e se passa pela vítima no WhatsApp para receber dinheiro do credor ou da credora.

A Polícia Civil alerta a população de Ouro Preto do Oeste para um golpe que está sendo aplicado na região através da clonagem de WhatsApp das vítimas, o caso em questão envolve locatários e inquilinos de imóveis, três vítimas do golpista compareceram na Delegacia de Polícia na segunda, terça e quarta-feira desta semana para registrar ocorrência de estelionato.

Uma das vítimas procurou a Polícia Civil na terça-feira (14) e informou que teve a conta do aplicativo de WhatsApp do celular clonado, e o golpista se passou por ela para cobrar uma dívida de aluguel no valor de R$ 1.700,00 de outra pessoa que acreditou que de fato se tratava do credor.

A mulher, que tinha a dívida de R$ 1.700,00, efetuou o depósito em uma conta corrente do Banco do Brasil de um município da região metropolitana de Fortaleza, no estado do Ceará, porém quando percebeu que se tratava de um golpe ela sustou o depósito antes que o criminoso sacasse o dinheiro.

SEGUNDA VÍTIMA

O segundo golpe registrado também na terça-feira foi contra um homem que é inquilino em um imóvel na cidade, o golpe foi feito por celular com DDD de Rondônia, e a exigência do depósito é para uma agência bancária local.

A vítima, um inquilino de uma residência na cidade, procurou a Polícia para informar que efetuou um depósito em uma conta da CAIXA em Ouro Preto do Oeste após conversar pelo aplicativo de WhatsApp com uma mulher que ele pensava se tratar da dona do imóvel.

O golpista se passando pela locatária fez contato pelo WhatsApp do homem que devia o aluguel e o convenceu a fazer o depósito. A verdadeira locatária do imóvel foi ao banco e verificou que o depósito efetuado pelo inquilino não foi creditado em sua conta.

TERCEIRA VÍTIMA

Outra vítima que reside no Residencial Park Amazonas procurou a polícia na quarta-feira (15) para relatar que estava locando uns artigos de festa de uma mulher, e que alguém se passando pela locatária e tentou convencê-la a depositar o dinheiro do aluguel dos itens da festa.

A vítima entrou em contato com a dona dos artigos de festa e descobriu que estava sendo vítima de um golpe de estelionato. Nessa segunda denúncia, o golpista forneceu uma conta da Caixa em Ouro Preto do Oeste, que está em nome uma mulher cujo nome a polícia mantém em sigilo.

ORIENTAÇÃO DA POLÍCIA

Delegado Niki Alves Locatelli orienta a população a fazer negócio à moda antiga, frente à frente

O tipo de golpes registrados em Ouro Preto do Oeste esta semana foram em situação de locações, mas pode modificar para outra modalidade como aquela em que o criminoso se passa por um amigo ou parente e pede que seja depositado valores em determinadas contas.

Na internet existem vários sites que ensinam passo a passo como clonar contas de aplicativo de WhatsApp, e todo cuidado é pouco, diante do risco de o usuário do aplicativo sofrer um desses golpes

A orientação que a Polícia Civil dá nesse caso á de que as pessoas devem tratar de negócios que envolvem repasse de dinheiro à moda antiga a fim de evitar um possível prejuízo em negociação envolvendo compra e venda de imóvel, de veículo e mesmo nos contratos de menor valor.

“Nada por telefone, celular porque hoje com esse mundo virtual tá muito complicado saber ao certo com quem você está falando do outro lado. Olho no olho, cara a cara, é assim que se faz negócio certo”, dá a dica o delegado Niki Alves Locatelli, titular da Delegacia Civil em Ouro Preto do Oeste. 

O delegado alerta que o cuidado deve ser redobrado principalmente em caso de transação de transferência bancária, aonde a pessoa deve fazer o depósito destinado ao nome do credor que está recebendo. “Nada de transferir em nome de parentes, amigos, ou de terceiros, senão depois fica complicado”, concluiu.

O usuário do Aplicativo de WhatsApp deve colocar senha em sua conta para impedir que sua conta seja hackeada. É muito simples o procedimento para proteger a conta com a senha.

 

Fonte: www.correiocentral.com.br

Leia Também