Correio Central
Voltar Notícia publicada em 11/09/2020

Advogado alerta sobre golpes que ocorrem na região de Ouro Preto do Oeste, RO

Advogado alerta que antes de fazer empréstimo o cidadão deve observar se não está lidando com estelionatários. Número de vítimas aumenta a cada dia.

A quantidade de vítimas de golpes diversos praticados por estelionatários em Ouro Preto do Oeste (RO) por meio das redes sociais, pela internet, ou em contato direto com a vítima, foge aos números elevadíssimos que a Polícia Civil já contabiliza no município e em todos os seis municípios da macrorregião.

O advogado Odair José da Silva entrou em contato com a reportagem do site Correio Central para informar que muitas pessoas estão procurando seu escritório sobre uma prática que está ocorrendo na cidade.

De acordo com o advogado, em média, as pessoas que estão caindo no golpe efetuam depósitos entre R$ 400,00 a R$ 1.400,00 quando faz contato com golpistas que inventam artifícios para que a vítima faça depósitos de emolumentos e taxas diversas inexistentes, que geralmente já são descontadas pela própria instituição financeira quando o empréstimo é concretizado.   

As vítimas são acionadas a pagar uma taxa, no outro dia outra e quantas mais os estelionatários conseguirem convencê-la a depositar. Quando percebem que o dinheiro não entra na conta, as vítimas começam a desconfiar de golpe, mas já é tarde, pois o golpista não atende mais ligação e bloqueia a pessoa enganada até no aplicativo de WhatsApp.

Geralmente é ofertado um empréstimo, em muitas das vezes a pessoa toma a iniciativa e procura na internet os golpistas falam que tem que pagar taxas de IOF e outas tarifas bancárias e exigem valores menores com variação: pedem 350, 380 e entre 400 reais a 700 reais, e a vítima começa a depositar até perceber que caiu numa cilada”, relata o advogado Odair José.

A vítima acredita que está realizando empréstimo legal porque são gerados boletos bancários para ela pagar. No entanto, esse boleto é falso e o dinheiro depositado vai pra uma conta virtual que depois é resgatado pelos golpistas.  

 “Essa prática não existe porque qualquer operadora financeira que você procura o empréstimo é realizado essas tarifas são descontadas no empréstimo. Quem deposita o dinheiro para os golpistas dificilmente vai recuperar de volta. Eles enrolam e o dinheiro nunca vai sair”, alerta.

Eu oriento na parte jurídica é que qualquer instituição financeira que você contrai um empréstimo ele é liberado, e qualquer encargo que tenha é descontado na própria conta. Não há necessidade de depositar nada para a liberação do dinheiro. É fraude”, concluiu doutor Odair José da Silva.

Advogado alerta que antes de fazer empréstimo o cidadão deve observar se não está lidando com estelionatários. Número de vítimas aumenta a cada dia.

Fonte: www.correiocentral.com.br

Leia Também