Correio Central
Voltar Notícia publicada em 02/12/2019

150 casas são invadidas em conjunto da Caixa em Ouro Preto do Oeste; PF investiga

Invasores estão fazendo ligação clandestina de energias, segundo denúncia. A Caixa informou a PF que há risco de conflito.

150 casas populares de um conjunto Habitacional denominado Conjunto Morar e Viver com Dignidade na cidade de Ouro Preto do Oeste (RO), que fica localizado ao lado do Parque Expo Show Norte, e está em fase final de construção, foram invadidas entre quinta e sexta-feira - VEJA VÍDEO ABAIXO.

A gerência da Caixa Econômica Federal (CEF) fez a queixa-crime junto à Delegacia da Polícia Federal em Ji-Paraná, ao delegado Everton de Oliveira Manso. “Comunicamos ameaça e início de invasão do empreendimento Morar e Viver com Dignidade, vinculado ao Programa Minha Casa Minha Vida, localizado no Município de Ouro Preto do Oeste, RO”, diz trecho do comunicado.

A Caixa também informou a Polícia Federal que há a possibilidade de confronto entre os invasores e os beneficiários das moradias em fase final de obras.

Alguém facilitou a invasão às casas, tendo em vista que as chaves das moradias teriam sido deixadas nas portas das residências inacabadas, possivelmente por funcionário da empresa responsável pela obra que morava no local e foi despejado.

Beneficiários que tentaram dialogar com ocupantes denunciaram depredação de janelas e portais de janelas arrombados durante a ocupação e hostilidade por parte de alguns invasores. Outra denúncia é a de que estaria havendo comercialização de moradias por parte de invasores, mas as autoridades não confirmaram essa possibilidade.

A investigação sobre a invasão está a cargo da Polícia Federal. A Polícia Militar compareceu ao local, foi registrado um boletim de ocorrência, e um relatório do comando da PM de Ouro Preto do Oeste foi remetido ao 2º BPM, em Ji-Paraná.

A Polícia Militar está realizando o patrulhamento ordinário no local aguardando a decisão da Justiça. “Qualquer situação de reintegração de posse, desde que acionado pelo comando da corporação, do escalão superior, nós estamos à disposição da Justiça”, informou o capitão PM Edvaldo Elias de Araújo, comandante da 3ª Companhia de Policiamento Ostensivo em Ouro Preto do Oeste.

Imagem enviada à redação do site Correio Central denuncia que ocupantes estariam fazendo ligações clandestinas nos postes de energia da linha de transmissão da Energisa.

As moradias que já foram sorteadas são do programa Minha Casa Minha Vida e a obra sob a responsabilidade da APANE, que é a associação dos pequenos agricultores de um Nuar do município de Espigão d’Oeste, que no governo anterior, do PT, ganhou o direito de operar como uma empresa e construir conjuntos habitacionais em Rondônia.

A obra está atrasada há pelo menos dois anos, mas foi retomada e agora houve a ocupação. A prefeitura não se manifestou sobre a invasão, e segundo o prefeito Vagno Gonçalves Barros “Panisoly” (PSDC), como o investimento é do governo federal a administração vai aguardar o posicionamento da Caixa e da Polícia Federal.  

VEJA VÍDEO DA OCUPAÇÃO

 

Fonte: www.correiocentral.com.br

Leia Também