Correio Central
Voltar Notícia publicada em 05/09/2019

Setembro amarelo: CAPS de Ouro Preto do Oeste promove ações de combate ao suicídio

De acordo com dados da OMS, são registrados cerca de doze mil suicídios no Brasil e mais de um milhão no mundo anualmente.

O Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção ao suicídio. É neste mês que ações em diferentes esferas sociais buscam promover a saúde mental e dar destaque a centros que oferecem ajuda a quem precisa. O mês foi escolhido em razão do Dia Mundial da Prevenção do Suicídio, celebrado todo ano em 10 de setembro.

De acordo com dados da OMS, são registrados cerca de doze mil suicídios no Brasil e mais de um milhão no mundo anualmente. O número de vidas perdidas desta forma, anualmente em todo o mundo, ultrapassa o número de mortes decorrentes de homicídio e guerra. Cada caso impacta seriamente a vida de outras pessoas. A escalada é alarmante. Estima-se que até 2020 poderá haver um incremento de 50% na incidência anual de mortes por esta causa.

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que o Brasil é o país com maior percentual de depressão na América Latina, chegando a 5,8% da população, o que corresponde a 12 milhões de brasileiros. A taxa é maior do que o valor global, que é de 4,4%. Igualmente maior do que em outros países, a taxa de suicídio entre adolescentes de 10 a 19 anos aumentou 24% de 2006 a 2015. A cada 46 minutos alguém tira a própria vida no Brasil.

Para a campanha "Setembro Amarelo", "a primeira medida preventiva é a educação". "É preciso perder o medo de se falar sobre o assunto. O caminho é quebrar tabus e compartilhar informações. Esclarecer, conscientizar, estimular o diálogo e abrir espaço para campanhas contribuem para tirar o assunto da invisibilidade e, assim, mudar essa realidade”.

O suicídio é um fenômeno complexo, de múltiplas determinações, "Mas saber reconhecer os sinais de alerta pode ser o primeiro e mais importante passo". Fatores que merecem atenção são isolamento, mudanças de hábitos, perda de interesse por atividades que gostava, descuido com aparência, piora do desempenho na escola ou no trabalho, alterações no sono e no apetite. O suicídio é um ato de comunicação. Quem se mata, na realidade tenta se livrar da dor, do sofrimento, que de tão imenso, parece insuportável.

O Centro de Atenção Psicossocial de Ouro Preto do Oeste em parceria com a Secretaria Regional do Governo do Estado, representada pelo Senhor Marcão do Sucão,  vereador Serginho Castilho, e o apoio da SEMSAU e do Prefeito Vagno Panisoly, irá realizar campanha preventiva direcionada ao público estudantil entre outros. Serão realizadas Palestras, blitz educativa com distribuição de panfletos e adesivos elaborados com importantes informações sobre esse tema de suma importância. Pois acreditamos que a prevenção ainda é o melhor tratamento.

O CAPS de Ouro Preto do Oeste, tem em seu cadastro atualmente mais de oito mil pacientes cadastrados, os mesmos são provenientes de toda região, pois o CAPS de Ouro Preto do Oeste atende os municípios de Mirante da Serra, Nova União, Teixeirópolis, Urupá, Vale do Paraiso, Rondominas, recebendo ainda diariamente pedidos de consultas de outros municípios como Jaru e Alvorada do Oeste.

O trabalho oferecido pelo CAPS de Ouro Preto do Oeste, inclui atendimento médico, psicológico, acolhimento de enfermagem, oficinas terapêuticas, rodas de terapia comunitária integrativa.

Hoje o CAPS Conta com 10 servidores e funciona das 12 às 18 horas de segunda a sexta feira. Telefone para contato 3461 3737. Está situado na avenida Daniel Comboni número 2434.

Colaborou Alíce Nicácio 

Fonte: www.correiocentral.com.br

Leia Também