Correio Central
Voltar Notícia publicada em 02/03/2020

Reunião sobre militarização da Escola 28 de Novembro atrai nº recorde de pais

A Escola Estadual 28 de Novembro será militarizada, o processo de transição vai durar 90 dias.

A primeira reunião do ano de 2020 ocorrida no dia 20 de fevereiro na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (E.E.E.F.M) 28 de Novembro, em Ouro Preto do Oeste (RO), para discutir o processo transição de militarização da instituição, reuniu centenas de cidadãos, e foi a maior concentração de pais de alunos que já aconteceu no município.

Na ocasião, foram coletadas mais de 600 assinaturas de pais de alunos apenas para referendar o desejo dos pais em matricular o filho. O abaixo-assinado coletado no ano passado foi em quantidade superior ao índice de 10% da população, suficiente para outorgar o processo de transformação da Escola 28 de Novembro em instituição militarizada, com aprovação do Ministério da Educação (MEC).

A direção e professores que participaram do encontro com os pais sentiram a ansiedade e o interesse dos pais com o processo de militarização da instituição que levará em torno de 90 dias.

A reunião com os pais na Escola 28 de Novembro contou com a presença do deputado estadual Jhoni Paixão (PRB – Ji-Paraná). Ele se comprometeu em angariar recursos junto ao governo do Estado para a confecção gratuita do uniforme militar que os alunos irão usar.  

DECRETO

Ata da reunião com os pais para discutir transição obteve mais de 600 assinaturas

No dia 17 de fevereiro, o governador de Rondônia Marcos Rocha assinou o Decreto de Militarização da Escola de Ouro Preto do Oeste e das escolas Padre Ezequiel Ramin, em Alta Floresta d’Oeste, Aurélio Buarque de Holanda de Cacoal, Alkindar Btasil de Arouca em Guajará-Mirim e a Raimundo Cantanhede, em Jaru.  

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) informou a Escola 28 de Novembro e as demais escolas selecionadas tiveram as melhores avaliações no ÍNDICE DE Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).  

Com a militarização, a gestão é compartilhada. Os educadores ficarão responsáveis pela parte pedagógica e oficiais da PM e do Corpo de Bombeiros atuarão na administração e disciplina. De acordo com o governo estadual, todos os envolvidos com o programa das escolas militares passarão por uma capacitação oferecida pelo MEC.    

Deputado de Ji-Paraná disse na reunião que vai conseguir recurso para a confecção gratuita do uniforme militar dos alunos da Escola 28 de Novembro.  

Fonte: www.correiocentral.com.br

Leia Também