Correio Central
Voltar Notícia publicada em 18/07/2019

Pilotos de voo livre do Sul e Sudeste vêm a Rondônia aperfeiçoar teoria de voos percorrendo longas distâncias

O piloto italiano Voncenzo di Martino, especialista em teoria de voos longos chega esta semana à cidade de Ouro Preto do Oeste.

Edmilson Rodrigues - As rampas de saltos de paraglider/parapente localizadas no morro Chico Mendes, Reserva anexa as reservas remanescentes do Inpa e Ceplac, que fica na chegada da cidade de Ouro Preto do Oeste (RO), estão movimentadas com a presença de pilotos de várias partes do país que vêm a Rondônia nessa época do ano aperfeiçoar voos de longa distância, participar de cursos e curtir as belezas do estado de uma maneira privilegiada.

O nome paraglider vem do francês, e parapente é em inglês.

 A maioria dos pilotos vêm para praticar os voos de cross country, e há no grupo esportistas que competem no Campeonato Brasileiro nas modalidades que são disputadas. Os primeiros a chegar à cidade foram os pilotos gaúchos, de Mato Grosso e de Minas Gerais.

No primeiro voo da semana, um grupo de pilotos percorreu mais de 200 quilômetros e o resgate deles foi feito próximo à cidade de Buritis, na região do Vale do Jamari que tem Ariquemes como cidade-mãe.

A Associação de Voo Livre Asas da Amazônia (AVLAA) recepciona os pilotos, que além de praticar voos recordes participam de cursos diversos para que eles aperfeiçoem as técnicas de reconhecimento das termais perfeitas para conseguir boas condições de vento que permite o controle de direção e perspicácia do voo.

As termais são as bolhas atmosféricas que sustentam os equipamentos e os pilotos voando, e para saber pegá-la, eles buscam na região de Rondônia esse aperfeiçoamento, além de contemplar as belezas do estado de um modo único, aliado à natureza.

A AVLAA está aguardando a chegada em Ouro Preto do Oeste do piloto italiano Vincenzo di Martino, considerado hoje um dos melhores do mundo, e referência em teoria de voo, meteorologia aplicada de voo livre e segurança de voo.

Os gaucnhos foram os primeiros a chegar à cidade, pilotos de outros estados são aguardados nessa temporada

No ano passado, a AVLLA sediou em Ouro Preto o 19º INPI – Encontro Nacional de Pilotos e Instrutores realizado pela Confederação Brasileira de Voo Livre (CBVL) que trouxe às rampas da cidade o piloto André Fleury, seis vezes campeão mundial de distância em voo duplo e Lucas Machado, piloto de asa delta e parapente para palestra sobre meteorologia aplicada ao voo livre, XC Skies, Windy, Heart Wind e Sondagem atmosférica.  

O piloto Jarbas Melo, de Campo Bom no Rio Grande do Sul, vem a Ouro Preto do Oeste pela 8ª vez, já participou de três campeonatos na cidade. Ele afirmou que nessa época a estrutura que a AVLLA fornece é excelente, o potencial da rampa é muito bom e o local merece ter mais competições e sugeriu um campeonato anual de quatro a cinco dias com apoio da prefeitura e comércio da cidade para custear a logística de resgate de pilotos.

“Eu venho para fazer voos grandes, longos, seguro, pousar bem perto de cidade e voltar inteiro pra casa. Funciona muito bem, o pessoal sai daqui enlouquecido ao fazer voos longos”, disse Jarbas, elogiando também a hospitalidade.

O piloto Max Pascolim, também gaúcho que mora em Taquari, veio à cidade pela primeira vez em 2012, e retorna seste anos depois, diz que retornou porque praticar voo livre em Rondônia é diferenciado. “A região é boa, o pessoal é muito bom e agente vem pra voar e pra ver os amigos”, comentou.

Italiano Vincenzo di Martino, um dos melhores do mundo, referência em teoria de voo, meteorologia aplicada de voo livre e segurança de voo. 

RAMPAS DE OURO PRETO DO OESTE ATRAEM PILOTOS BRASILEIROS E DE VÁRIAS PARTES DO MUNDO QUE BUSCAM VOOS DE LONGA DISTÂNCIA

Texto e fotos: Edmilson Rodrigues

Fonte: www.correiocentral.com.br

Leia Também