Correio Central
Voltar Notícia publicada em 21/08/2018

Ouro Preto: vídeo de imagens do incêndio de 1991 que destruiu a Igreja Matriz são digitalizadas

Além do incêndio da Igreja, o canal de Hélio Caetano tem imagens do Bosque de 1991, de motocross na Lagoa do Alex.

Um trabalho de localização para digitalização de fitas VHS com filmagens antigas de Ouro Preto do Oeste vem sendo realizado pelo servidor público Hélio Edson Caetano com o intuito de resgatar imagens importantes e eventos marcantes ocorridos na cidade nas décadas anteriores.

Na manhã desta terça-feira (21), Hélio Caetano postou no seu canal no You Tube mais de 7 minutos de gravação do incêndio que consumiu toda a estrutura de madeira da Igreja Matriz no centro da cidade, em 1991.  

“Essas fitas foram cedidas pela dona Joselita são da gestão dela, na época existiam poucas filmadoras, então é muito difícil encontrar este tipo de material disponível, muitas pessoas que já teve jogou fora”, salienta Hélio Caetano.

Segundo Hélio, a ex-prefeita Joselita Araújo sempre filmava suas atividades e o acervo contém reuniões com a comunidade urbana e nas linhas vicinais e ele está recuperando as fitas.

Hélio Caetano também está trabalhando na recuperação de imagens das feiras agropecuárias da Expoeste que eram realizadas na área à margem da BR-364, em anexo à Reserva do INPA, no setor Alvorada, e já postou filmagens do Bosque Municipal de 24 anos atrás, das competições de motocross na Lagoa do Alex, e de jogos escolares no ginásio Agmar Piau.

“É um processo demorado, essas fitas estão muito sujas, mofadas de contaminação. Primeiro tem a limpeza para depois fazer a digitalização”, observou.  

Quem na cidade tiver fitas com filmagem de eventos e passagens históricas pode entrar em contato com Hélio Caetano que ele irá digitalizar sem custo, apenas pela restauração e publicação de momentos importantes da história de Ouro Preto do Oeste.

VEJA VÍDEO DO INCÊNDIO QUE DESTRUIU A IGREJA MATRIZ DE OURO PRETO DO OESTE EM 1991

NO LOCAL, FOI CONSTRUÍDO O SANTUÁRIO DE NOSSA SENHORA APARECIDA E A PRAÇA PADRE CAMAIONI

VÍDEO DIGITALIZADO POR HÉLIO MOSTRA ABAIXO O BOSQUE MUNICIPAL NA DÉCDA DE 90

COMPETIÇÃO DE MOTOCROSS NA LAGOA DO ALEX TAMBÉM ESTÃO DISPONÍVEIS NO CANAL https://www.youtube.com/user/heliocaetano2007/featured

Fonte: www.correiocentral.com.br

Leia Também