Correio Central
Voltar Notícia publicada em 25/04/2021

Ouro Preto do Oeste registrou 3 óbitos e 202 novos casos de Covid-19 na última semana

Município está na fase I, segundo o boletim diário estadual a taxa de crescimento de novos casos é de 9,25%.

Após o fim do decreto municipal no último domingo (18/04), que vigorou por sete dias, na semana seguinte, a contar de segunda-feira (19/04), a Estância Turística Ouro Preto do Oeste registrou mais três mortes de pacientes com covid-19.

Também foram registrados mais 202 casos de exames positivos para pacientes com covid-19 em uma semana. Os dados estão no sistema de informações do governo de Rondônia, e são compilados diariamente pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau/RO) e pela Agência Estadual de Vigilância em Saúde – Agevisa.

Recém-formada em enfermagem Dora Kuticoski Beltrami, 33 anos, faleceu na quinta-feira (23/04) e foi sepultada ontem, sexta-feira. Dora é filha de Salete Kuticoski, servidora do Hospital Municipal que trabalha na ala de cirurgia. Também faleceu de covid-19 Divino Bras de Sena, que era funcionário da Eucatur, ele morreu no feriado de quarta-feira (21/04) e foi sepultado no dia seguinte no cemitério Campo Santo.

Na semana anterior houve seis mortes, hoje o município contabiliza 107 falecimentos desde o início da pandemia.

O boletim de ontem à noite da Sesau/Agevisa-RO ( edição nº 400) e a Portaria Conjunta nº 35 do Governo de Rondônia informa que Ouro Preto do Oeste se encontra na Fase I; apresenta taxa de crescimento de novos casos de 9,25%; taxa de ocupação hospitalar de 82,40%; teve 202 novos casos em 7 dias e teve pacientes na fila de espera por vaga de UTI na última semana.

Apesar de a fiscalização da vigilância Sanitária realizar diligências diariamente pelos bairros e área central da cidade, ainda existem muitas pessoas andando a pé, ou circulando de motocicletas sem usar máscara, e há aglomeração em vários locais da cidade.

Não adianta a grande maioria da população manter o distanciamento social, respeitar as normas e praticar a higienização recomendada se existe uma parcela negacionista, ou mesmo displicente, que não segue as normas.

Há jovens que também não contribuem ao não fazer uso de máscara, e de participarem de aglomerações sem se preocupar com o fato que a segunda onda Covid-19 está afetando mais o público jovem do que os mais velhos, como ocorreu em 2020.

Também não adianta depois pessoas colocarem a culpa na Municipalidade. A saúde pública disponível pelo SUS em Ouro Preto do Oeste é limitada, e em 2021 a administração não recebe verba especifica para gastar com a pandemia da covid-19 que está mais mortal e devastadora do que antes.  

Vítima de covid-19, Doroteia Kuticoski Beltrami foi sepultada na sexta-feira no cemitério Campo Santo    

 

 

 

Fonte: www.correiocentral.com.br

Leia Também