Correio Central
Voltar Notícia publicada em 21/02/2019

Morador de rua pede oportunidade para retomar a vida, mas não aceita internação

Israel Oliveira morava na Linha 04 com a família, sabe trabalhar na roça, dirige trator. A bebida e droga jogou ele nas ruas.

Na área central da cidade de Ouro Preto do Oeste a situação do aumento de moradores de rua que chegam de várias cidades do estado, se juntam aos moradores locais que também vivem na rua, se acomodam nas calçadas, pedem dinheiro e até ameaçam e ofendem quando não são correspondidos, é desconfortável e preocupante para comerciantes, comerciários e a população em geral que frequenta o centro da cidade.

A Polícia Militar e a prefeitura já agiram em duas ocasiões, mas não é fácil convencer alguém que está nas ruas a mudar atitudes reprováveis, muito menos deixar o vício no álcool e drogas, sem oferecer-lhe uma contrapartida ou ajuda para tratamento.

No dia 24 de dezembro, A Polícia Militar conduziu 10 moradores de rua uma só vez para a Delegacia de Polícia após denúncias de conduta inconveniente e agressiva, um dos detidos tinha um mandado de prisão em aberto na Capital do Estado.  

Entre os detidos estava Israel Oliveira da Silva, 46 anos, que já trabalhou em propriedades rurais de pecuaristas pioneiros e bastante conhecidos na cidade de Ouro Preto do Oeste. Ele não faz parte do grupo que ofende e ameaça as pessoas quando não recebem dinheiro.

Israel fica no estacionamento em frente à Loja Marvit cobrindo para-brisas de veículos em busca de gratificação; ele varre durante a madrugada a calçadas até em frente o ponto de mototaxi e boxes entre a Rua Ana Nery e a Rua Castelo Branco, e ganha uns trocados, um cafezinho.

Israel conquistou a simpatia de funcionárias e lojistas por seu comportamento passivo de estar sempre ajudando e não reagindo quando não recebe nada, e também pela humildade que demonstra diante das pessoas que o rejeitam pelo fato de estar sempre malvestido, sujo e dormindo na calçada.

No entanto, a melhor amizade que Israel conquistou foi a de “Rochelle”, uma cadelinha vira-latas abandonada que apareceu muito doente no centro da cidade.

Israel conquistou a cadelinha de rua Rochelle que o acompanha por todo lugar e não desgruda dele

A empresária Cely da Loja Marvit internou a cadelinha doente para ela se recuperar de uma mastite, passou por cirurgia de retirada de nódulos na mama e na região íntima dela (vulva), e foi castrada. Após se recuperar, Rochelle passou a morar ao lado da Marvit, e recebeu o nome de uma personagem de uma novela da TV Globo.   

Israel dorme num cantinho da calçada entre a lojas Marvit e a Lojas Royal na Avenida XV de Novembro, ele escolhe o local de acordo com as condições da madrugada. A cadela Rochelle, tem seu cantinho cativo, mas segue o morador de rua e dorme ao lado dele. “Dia e noite ela tá na minha cola”, brincou.

Israel afirmou que se lhe derem uma oportunidade de trabalho ele acredita que consegue deixar a rua e tentar iniciar uma nova vida, mas afirma que não tem muita esperança de que isso aconteça.  “Eu separei da família, tenho cinco filhos todos aqui. Eu sou vaqueiro, de trabalho de sítio tudo eu entendo, também dirijo trator. Se alguém me der uma oportunidade eu vou trabalhar”, garante.

A reportagem entrou em contato com o pecuarista André Pessin e sua esposa Elva Pessin, e ambos confirmaram que Israel Oliveira trabalhou com eles em uma propriedade rural na Linha 04, e que o descaminho prejudicou a vida dele a ponto de estar morando na rua.

O pecuarista disse que convidou o morador de rua para procurar o centro de recuperação da Casa Família Rosseta, mas ele não aceitou por considerar a internação para tratamento uma “prisão”. 

Sobre o seu dia a dia e a receptividade das pessoas que circulam no certo da cidade, o morador da rua tem sua opinião: “Uns tratam a gente bem, outros trata com ignorância e eu não dou ideia. Eu vejo que tem gente que está estressada, todo mundo tem dia que não amanhece do mesmo jeito, todos nós ser (es) humano é desse jeito, e quando a pessoa está ignorante eu saio pra lá sossegado”.

Israel já trabalhou em propriedades rurais, mas de uma hora pra outra foi parar nas ruas

 

Fonte: www.correiocentral.com.br - fotos Edmilson Rodrigues

Leia Também