Correio Central
Voltar Notícia publicada em 20/02/2021

Luto em Ouro Preto do Oeste: morre o pioneiro Marcolino Santana da CEPLAC

Corpo de Marcolino é velado na capela da funerária da Associação Vida Nova a partir das 10 horas, e o sepultamento vai ocorrer ao meio dia deste sábado, 20.  

Faleceu na madrugada deste sábado (20/02) em um hospital particular de Ouro Preto do Oeste (RO) Marcolino José de Santana Neto, aos 66 anos, que se encontrava acamado havia muito tempo e vinha lutando contra uma doença degenerativa dos rins.

Após a realização em 2019 de uma cirurgia ortopédica, aparentemente simples, Marcolino foi acometido de um grave problema nos rins que arruinaram a sua saúde. Ele lutou muito, mas foi vencido e veio a óbito esta madrugada.

O corpo de Marcolino será velado na capela da funerária da Associação Vida Nova a partir das 10 horas, e o sepultamento vai ocorrer ao meio dia deste sábado, 20.  

Marcolino José veio para Rondônia em 1976 e já no ano seguinte, em 1977, entrou para os quadros da CEPLAC no setor administrativo da estação experimental, órgão fundamental à época para o desenvolvimento do Projeto de Integração e Colonização da região de Ouro Preto – Pic-Ouro Preto, o qual mantém vínculo até hoje.

Ao longo de quatro décadas, Marcolino que era também conhecido como o genro do seu “Oliveira” (in memorian) participou de várias atividades sociais, religiosas e esportivas da sociedade ouro-pretense. Além da sua família, a religiosidade e o trabalho, a outra paixão de Marcolino era o Vasco da Gama.

Esportista assíduo, e destaque no futebol amador local nas décadas de 70 e 80, Marcolino participou da equipe de futebol amador de 1978 que conquistou o 1º título regional para Ouro Preto do Oeste em Ji-Paraná, antiga Vila de Rondônia.  

Religiosidade

Católico, Marcolino foi o coordenador do primeiro Grupo Jovem da Paróquia de Nossa Senhora Aparecida em Ouro Preto do Oeste; ele participou do "Cursilho para Casais" em Porto Velho pela Igreja Católica de Ouro Preto e participava ativamente das Ultreias onde havia confraternização e reuniões de casais para discutir assuntos relevantes do município.  

Marcolino era natural de Itapebi, na Bahia. Ele deixa a esposa Lecy Maria Santana, cinco netos e um bisneto.

Familiares enlutados, neste momento de profunda dor, agradecem a solidariedade dos amigos e a todos da comunidade ouro-pretense que manifestam suas condolências.

A editoria do site Correio Central também manifesta luto e pesar pela perda de um cidadão que soube deixar seu legado no município com dignidade, honradez e respeito ao próximo. Que Deus o receba de braços abertos!

Fonte: www.correiocentral.com.br

Leia Também